terça-feira, 1 de novembro de 2011

Melhore suas Fotos - Assinaturas e Marcas D'água

Olá Pessoal! Mais um artigo da série melhore suas fotos, hoje falando sobre assinaturas e marcas d'água.
Decidi falar sobre isso porque ultimamente tenho visto muita coisa legal e muita coisa estapafúrdia na internet, fotos ótimas com uma marca d'água enorme que apenas atrapalham a leitura da mesma, e fotos melhores ainda com uma marca que mal aparece, que não identifica o autor. A questao é, isso é realmente necessário? Marcar as fotos impendem o que? É de certo que uma pessoa pensaria duas vezes antes de usar a sua foto com uma logo embutida, mas convenhamos que na internet, não há necessidade de postar as imagens em uma resolução suficiente para impressão com boa qualidade.
Fotografia com Marca D'Água completa, irritante.
O Gato - © Alex Teixeira
Afinal, colocar marca d'água na fotografia pode ate proteger sua foto contra fraudes ou furtos, mas com isso você deixa de fazer aquilo que mais interessa, mostrar sua foto.
Marcas d'agua devem ser usadas apenas em trabalhos direcionados, como uma demonstração para um cliente, uma montagem que ainda precisa de ajustes enfim, marca d'água deve ser usada nesses casos, não para proteger sua foto, pois colocando marcas d'água em sua foto, além de protege-la você estara tambem a escondendo.
Procure ao invés de usar uma marca d'água enorme, coloque uma pequena assinatura em uma das pontas da foto, não muito grande nem muito pequena, com letras legíveis e de fácil indentificação, se você ja tem um logo, opte por usa-lo, isso dará uma indentidade a sua foto, sem esconde-la.
Fotografia com Marca D'Água completa em branco,
completamente escondida.
O Gato - © Alex Teixeira
Outro ótimo meio de proteger suas fotos, e inserir nos "metadados" do arquivo, seus dados, como nome completo e e-mail, assim toda e qualquer pessoa que tentar usar sua fotografia, saberá de antemão que ela tem um dono, alem dos metadados, nada de postar as fotos em alta resolução, o que facilita a ação de pessoas de má fé, procure coloca-las on line sempre com uma resolução de 72DPI que além de serem upadas mais rápido as pessoas não conseguiram fazer um uso muito avançado da foto.
Outra coisa importante é manter um padrão, vejo por aí (inclusive já fiz muito isso) pessoas que ficam trocando de assinaturas toda a semana, para não fazer feio sente e dedique um tempo para fazer algo único, que será satisfatório principalmente pra você, também não fique trocando de assinatura toda hora que alguém dizer que não gostou ou que poderia ficar melhor, se pra você está bom, não mude, a assinatura é sua, a opinião é de cada um.
Fotografia com assinatura no canto superior esquerdo.
O Gato - © Alex Teixeira
Vejo muitas pessoas extremamente preocupadas em ter suas fotos usadas ou furtadas como disse acima, mas sou bem radical com relação a esse assunto, se não quer que sua foto seja usada por outros, não mostre, deixe ela no HD do computador guardada, assim, ninguém vendo, também ninguem usará, mas em contrapartida ninguém vera seu trabalho, ninguem vera seu jeito de ver as coisas. Eu particularmente prefiro usar pequenas assinaturas em um dos cantos da foto, isso sem contar que muitas vezes posto sem assinatura mesmo, porque acho que ficar imaginando que tem alguém de olho no seu perfil esperando você postar para logo após usar a sua foto em beneficio próprio, isso pra mim é mania de perseguição.

Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente
Até a próxima e Boas Fotos!





5 comentários:

Vale a pena também colocar uma mensagem de licença, tipo a Creative Commons em seu site, avisando que suas fotos estão protegidas - e também especificando que tipo de uso você autoriza.
Esta é a que uso no meu site (http://photo.jkscatena.com): http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/

Eu aboli o uso das marcas d'água depois que o Iatã Canabrava comentou em um workshop: "Tá, você realmente acha que está protegendo suas fotos?".

Gostei da dica de usar 72dpi - vou adotar!

não uso a marca d'água como proteção e sim como divulgação ....

Eu não gosto de marca d'água. Uso uma bem discreta no canto superior direito, muito mais por costume ou até mesmo uma mania que acabou ficando. Mas nem é por medo de usarem minha foto.

Como o Raphael disse, a marca d'água identifica o autor da foto. É muito comum as pessoas utilizarem as fotos sem citar crédito e quando queremos saber quem é o autor, não temos como descobrir. Agora tem a pesquisa por imagem do Google, que facilita um pouco esse trabalho, mas ainda não é tão fácil achar o autor de uma imagem sem nome.

Já cansei de ver minhas fotos usadas sem autorização. Marca d'água nelas.

Coincido com Raphael Luna. Marca d'água é melhor para divulgar do que para proteger. Mas também isso depende do que se entender por proteger. Se for reclamar a autoria, a marca dá, sem problema. Se for impedir que seja copiada, evidentemente, não dá. Mas, para isso último, o que é que serve?!

Saúde

Postar um comentário