sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Notícias - Nova Câmera faz fotos panorâmicas em 360º graus.



Uma bola, 36 câmeras e um resultado final incrível. À primeira vista, a Throwable Panoramic Ball Câmera parece um dispositivo inusitado e sem muito sentido. Quando se vê o aparelho em ação, então, a impressão é de que a pessoa que está testando a nova câmera do grupo alemão Computer Graphics está louca.

No entanto, basta entender o conceito e dar uma olhada no resultado da experiência para compreender que a ideia pode se tornar até um sucesso instantâneo: fotos panorâmicas perfeitas, em 360 graus, onde se pode navegar como se fosse uma tela do Google Street View, por exemplo.

O produto será apresentado na SIGGRAPH Ásia 2011 e foi baseado em uma tese que rendeu um diploma a Jonas Pfeil, um dos líderes da empresa de Berlim. O equipamento foi criado em 2010, mas será lançado apenas neste ano.

A câmera é uma espécie bola verde, que se olhada de uma boa distância, não parece mais do que um brinquedo. O detalhe está nos 36 furos brancos da esfera. Em cada um deles, está um modelo de câmera de celular, com resolução de 2 megapixel, com foco fixo. Além disso, há ainda uma entrada USB para se transferir as imagens após elas serem fotografadas.

Mas, afinal de contas, como fotografar? É simples. Tenha uma das reações mais instintivas que você pode ter quando está com uma bola na mão: jogue-a para cima.

Com um acelerômetro e um sensor de disparo automático, o aparelho identifica o ponto mais alto da trajetória e é neste momento que tudo é clicado.

São 36 imagens do mesmo local, mas em diversas posições diferentes, gerando uma panorâmica perfeita, que pode ser vista alguns segundos depois. Basta transferir o arquivo para um pen-drive e transferir para um computador com o software da câmera instalado. Vale a pena conferir o vídeo de demonstração do produto. 


Impressionante, não?

Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente
Até a próxima e Boas Fotos!
Fonte do artigo: TechTudo


1 comentários:

Postar um comentário