quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Entrevista - Flávia Alves

Olá Pessoal! Em mais uma entrevista no Blog ATF vamos falar com uma profissional que mais do que fotografias capta sentimentos. Flávia Alves, é uma das idealizadoras de um projeto que busca mostrar alegria, onde muitas pessoas enxergam apenas tristeza, mostrar possibilidade onde alguns enxergam apenas limitações, "Fla" como é chamada pelos amigos, gosta de usar suas fotos para mostrar ao mundo a vida por de trás da Síndrome de Down, que acredite, é mais normal do que você pode imaginar! Veja abaixo a ótima entrevista com essa maravilhosa profissional!


1_Quem é Flávia Alves?


R: Uau! Já começou com uma bem difícil hein? Bom, sou alguém que ama a vida, em todas as suas formas, amo os momentos simples, os pequenos detalhes e gosto de compartilhar esse amor com as outras pessoas através das minhas imagens. Sou alguém que não se conforma em ficar parada reclamando de algo que não acha certo/justo, gosto de agir, lutar por idéias e ideais, mudar pensamentos, formar opiniões... Não me conformo apenas em ficar nesse mundo a passagem, quero fazer a diferença e lutar pelo que acredito. 


2_Quando percebeu, que fotografia era o que queria como profissão?


Aline e Mariana - Fla Alves
R: Minha ideia de profissão era bem diferente de fotografia, eu queria alguma profissão bem mais sólida, algo na área de humanas, que além de me manter ajudando pessoas, me garantisse um futuro estável. Sempre gostei de artes visuais e sonhava em cursar cinema, mas era "pé no chão" de mais para seguir um sonho, como falei, meu ideal de carreira era algo mais sólido, um concurso público quem sabe… Como a duvida era grande e não quis arriscar, fiquei um ano pensando sobre o que fazer, nesse tempo livre tive a chance de me aproximar da fotografia, em uma conversa com a minha mãe, descobri que o sonho dela era ter cursado fotografia e foi aí que comecei a pensar em fotografia como profissão, no desejo de, através de mim, realizar o sonho dela. E hoje estou aqui, em uma profissão nada sólida, porém apaixonante, tirar um pouco os pés do chão foi a melhor escolha da minha vida! 


3_Você faz parte de um lindo projeto chamado "Projeto 21", que tem o intuito de fotografar crianças especiais com uma certa enfase as crianças com Síndrome de Down de onde surgiu essa ideia?


Tainá - Fla Alves
R: Costumo dizer assim: Da mesma forma que o que define a síndrome de down é um fator genético, o que define o meu amor por eles também é, sempre esteve em mim, nasceu comigo. Sempre me imaginei trabalhando com crianças especiais, principalmente com down, até por isso queria entrar na área de humanas. Antes de começar a estudar fotografia eu participava de várias ações sociais, fazia voluntariado e coisas do tipo. A fotografia, involuntariamente, acabou me afastando disso tudo, pois quem trabalha ou estuda fotografia sabe que ela nos toma muito tempo. Eu sentia um vazio enorme e estava insatisfeita ao perceber como as pessoas encaram a deficiência no nosso país, foi então que resolvi unir minhas duas paixões, fotografia e pessoas com necessidades especiais e criei um projeto, até então como o nome de "ser especial". Quando abri abri as inscrições, 99% das mães que inscreveram seus filhos eram mães de downs, foi então que eu percebi o quanto elas queriam mostrar seus filhos, compartilhar suas capacidades, isso junto com o fato de 80% das mamães que descobrem a síndrome durante a gestação optarem pelo aborto (mesmo sendo ilegal), me fez restringir o projeto apenas à síndrome de down. Foi então que surgiu o Projeto 21, uma maneira de mostrar cada indivíduo down, como um ser único, com sua personalidade, habilidade, beleza, não como uma síndrome que torna todos iguais.



4_Nas suas fotografias, é possível ver muito além das necessidades especiais de cada um, mostra que também é possível ter uma vida normal, que tipo de emoção você procura causar naqueles que veem suas imagens?



R: Procuro mostrar que apesar de suas limitações são como qualquer um de nós, vivem como qualquer um de nós, sentem como qualquer um de nós. Não quero passar a imagem de "coitadinhos", quero que vejam suas habilidades e suas personalidades. E principalmente, quero passar para as pessoas o que sinto quando estou com uma pessoa com síndrome de down, um amor enorme, uma grande paz de espirito, um sentimento lindo e indescritível. Acredito sim que são especiais, eles transbordam luz, amor, paz, força de vontade, paixão pela vida… E é isso que busco mostrar com as minhas imagens. 


5_Assim como as crianças com SD sofrem com o preconceito, as vezes mesmo antes de nascer, você como fotógrafa dessas crianças sente algum preconceito de colegas de profissão sobre o seu trabalho?


Mari e Miriam - Fla Alves
R: Não sinto bem um preconceito, mas um sentimento de glorificação, como se eu fosse muito especial por fazer isso, como se fosse muito difícil, como se merecessem por serem tão coitadinhos mas ninguém tem coragem de fazer, é como se eu estivesse fazendo uma caridade. E não é isso, só quero compartilhar minha visão, eles merecem ser conhecidos pelo que são, apenas isso. No começo do projeto ouvi muitas histórias de mães que sempre quiseram fazer um book dos seus filhos mas não tinham coragem de buscar um profissional, ou pior, achavam profissionais que negavam ou não sabiam como lhe dar com as crianças. Mas isso tem mudado muito, ainda mais pela Special Kids, que dá condições aos fotógrafos trabalharem com pessoas com necessidades especiais, então o número de fotógrafos que querem fazer algo parecido vem crescendo e isso é muito bom. Hoje os pais já podem optar por terem seus filhos fotografados ou não, agora já sabem onde encontrar pessoas qualificadas. A fotografia inclusiva vem tomando seu espaço e isso é uma grande conquista para mim e para a Special Kids.



6_Para essas fotografias em especial, o que é mais importante, equipamento ou preparo?



R: Com certeza o preparo, aliás isso também serve para fotografia com crianças em geral. Não adianta nada você ter a câmera top se não sabe lhe dar com a pessoa, não tiver carinho, paciência... Com crianças especiais mais ainda, pois se você não estiver à vontade, com sentimentos verdadeiros, elas irão perceber. Para mim as crianças são como esponjas que absorvem os nossos sentimentos e humor, se você for fotografar impaciente e mal humorado, é assim que a criança vai retribuir. O equipamento é a coisa menos importante em uma sessão infantil, nesse caso, o ser humano vence a maquina.



7_ Já foi alguma vez mal interpretada por mães das crianças?



R: No começo sim, não conhecia ninguém com síndrome de down e tive que ir só com um projeto no papel procurar mães que aceitassem participar. Na época nem se falava muito de fotografia inclusiva, poucos fotógrafos faziam isso, então as mães se assustavam um pouco. Geralmente pensavam que era brincadeira, ou que não daria certo, ou ainda que eu queria usar a imagem dos seus filhos de uma maneira negativa, para me promover. Foi realmente muito difícil na época encontrar mães que aceitassem, mas graças a Deus apareceram mães maravilhosas no meu caminho (Ione Nadu, Luciene Nonato, Silvia Maciel, Tânia Gomes e Carla Tosta), que aceitaram a mim e ao meu Projeto, abraçaram-nos pela inclusão e aceitaram que suas filhas participassem. A partir daí foram abrindo muitas portas, muitas famílias se interessaram e pude também ajudar muitas novas mães com as minhas imagens. Hoje o Projeto 21 não é apenas um projeto, mas uma grande família, citei essas 4 mães, pois foram as primeiras a abraçarem a causa, mas hoje nossa família é muito maior e cada membro, desde o mais antigo, ao mais novo é igualmente querido e especial.


8_Conte-nos um pouco sobre um ensaio feito para o Projeto 21.


Rebeca - Fla Alves
R: Adoraria falar sobre tantos, cada um foi muito especial para mim. Mas como é só um, vou falar do primeiro, que foi o da Rebeca, com 12 anos na época. Nunca tinha fotografado nenhuma criança especial, então fui apenas com o amor e com a vontade. A Rê me deu uma aula de auto estima, ficou ainda mais nítida a vontade que eles têm de serem notados. Quando abri minhas imagens, percebi no olhar da Rebeca um brilho muito especial, algo que nunca tinha captado em fotografia nenhuma e esse mesmo olhar foi aparecendo em cada sessão que fiz. Essa sessão foi um enorme incentivo e até uma prévia que o projeto daria certo, pois as pessoas mereciam conhecer esse olhar.


9_ Com dois adjetivos, defina sua visão de fotografia:


R: Reveladora e apaixonante. 


Você poder ver mais do trabalho da Flávia Alves em seu site no endereço www.flaviaalves.com.br, agora pra terminar em grande estilo veja abaixo um vídeo com alguns de seus trabalhos!



Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente
Até a próxima e Boas Fotos!

9 comentários:

Parabénsssssssssssssss pelo respeito, amor e espírito de igualdade ás pessoas com deficiências

Parabéns Alex pela linda entrevista com esta menina linda e talentosa, a nossa Flá como gostamos de chama-la. Ver o trabalho dela sendo reconhecido é apenas a colheita de uma semeadura cheia de amor e dedicação. Tenho certeza que ela encontrou a sua forma de fazer a diferença mostrando as nossas crianças como elas são!!!
Tania Gomes.

Que linda entrevista, Flá! Me sinto muito orgulhosa e feliz em ter a Mariana participando desse lindo projeto! Em cada entrevista e em cada ensaio, fica nítido o seu amor e a sua dedicação pelas nossas crianças! Obrigada por tudo, querida! Te amamos de coração!
Com carinho, Luciene, mãe da Mariana Nonato

Parabéns pelas lindas fotos. Mas não apenas por retratar uma imagem, e sim por mostrar pessoas com limitações, porém sem limites!!!

Que emocionante, que linda entrevista, somente uma profissional maravilhosa com uma sensibilidade tão grande, conseguiria fazer um projeto tão lindo como o 21, realmente Fla você tá no caminho certo, continue assim, dando muitas alegrias a essa meninada linda que um futuro maravilhoso pela frente. Beijo grande da Andréa e Julia MIki HIGA

Parabéns Alex pela entrevista,é muito bom ver o trabalho da Flavia reconhecido.Minha anjinha (como a chamo) é realmente muito especial.Quando fotografou minha filha a primeira vez foi tudo tão espontâneo,tão natural que minha bebê dormiu no final ali mesmo em meio aos flashes e o resultado foi muito emocionante.Ela capta e transmite através de suas lentes o sentimento,a emoção.E você Flavinha escolheu algo não na área de humanas mas muito humano.Suas palavras só nos mostra o quanto é sensivel e apaixonada pela que faz.Sou sua fã numero 1.Te amo muito.Parabéns!!!
Katia mãe da Laura

Fla,adorei muito boa a entrevista e parabens Alex ,adorei suas perguntas.
Fla seu trabalho é realmente maravilhoso e encantador vc faz uma grande diferença na vida de nossos filhos e na vida de todas as familias que tem uma pessoa com sindrome de down todos nossos amigos ficaram encantados com seu trabalho ,quando coloquei a foto da Giovana pra participar do concurso do dia das crianças as pessoas curtiam a foto e se encantavam com seu trabalho foram so 498 visitas na sua pagina e eles comentavam comigo e com certeza eles tb conseguiram olhar pra Gigi com os seus olhos de puro amor e carinho ,bjs amiga que Deus continue te iluminando sempre
Valeria e Giovana

Meu filho Zeca foi fotografado pela Flavia! O projeto é sensacional!
Me sinto muito orgulhosa de fazer parte disso! Parabens!

Demais Flávia!!!!!!!!!!!!!!Parabéns pelo projeto tão lindo..com tanto respeito e amor ao próximo..!!!!!

Postar um comentário