quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Entrevista - Edu Fuica

Olá Pessoal! Em mais uma entrevista do Blog ATF com os diversos profissionais da fotografia, hora de falarmos sobre fotografia feminina, com o fotógrafo Edu Fuica. Vamos falar um pouco sobre o seu dia-a-dia, e ver dicas para ingressar nesse ramo da fotografia sensual feminina.

1_Quem é Edu Fuica?

R: Um cara que é apaixonado pela vida , super tranquilo e cheio de defeitos. Uma pessoa preocupada em fazer tudo da maneira mais doada possível.


Jazz and Ballet - Suellen Morimoto

2_Quando percebeu, que fotografia era o que queria como profissão?

R: Quando descobri que essa caixinha magica ( Maquina Fotográfica ) possibilitava que eu mostrasse para outras pessoas as coisas como eu as vejo. Larguei o ultimo ano da faculdade de Sistemas para viver esse sonho e não me arrependo dessa escolha .

3_Muitos acham que fotografia é questão de talento e equipamento, o seu trabalho mostra que é necessário um bom estudo e entendimento da luz e suas formas, sendo assim como você considera que seja uma preparação ideal?

R: Acredito que possuir um carro não nos torna bons motoristas ou ter uma guitarra bom guitarrista , acho que a base de qualquer coisa é o constante estudo e esse requer tempo e nunca é suprido . Fico triste quando vejo que muita gente acredita que para fotografar a única coisa necessária é a maquina. Se no mercado corporativo precisamos fazer faculdade , pós e doutorado para termos algum reconhecimento na fotografia é igual , começando pela própria História da Arte até o estudo mas técnico de luzes e seu comportamento. Para quem esta começando indicaria o estudo de fotometria e seus tipos, e claro, conhecimento do próprio equipamento. Dominar nossa ferramenta de trabalho é o mínimo esperado.

Book Dança - Jade el Jabel
4_Seu trabalho se baseia não somente em estúdio como também ensaios externos, você acha que ensaios em locações externas tem um resultado melhor?

R: Acredito que o local tem que ser adequado e combinar com a proposta de trabalho, tudo na sessão tem que conversar. Então não tenho preferencia , mas entre uma praia e um estúdio fico coma primeira opção , depois dá para tomar um boa cerveja tendo um bela vista a frente não tem preço!!!

5_Como tirar o nervosismo de suas clientes para conseguir um ensaio verdadeiramente sensual?

R: Antes de mais nada temos que lembrar que as pessoas tem receios , vergonha e que de alguma forma estão se expondo. Então temos que fazer tudo para que fiquem confortáveis . Tento conhecer antes minha cliente e realmente entender o que elas querem e como se vêem nessas fotos . Infelizmente a maioria dos homens enxergam as mulheres como ícones ou objetos Sexuais e por causa disso muitas mulheres se comportam ou tentam se adequar de acordo o que não é natural. A mulher tem que ser vista e admirada em sua essência, cada uma tem um tempero , e esse tempero é o que da gosto no nosso dia a dia , não cabe a nós a petulância de alterar o intimo de cada uma . Então minha maior preocupação é fazer com que elas se livrem de “roupas” impostas por outras pessoas ,tendências ou mídias e que vistam-se delas mesmas… O fator tempo é necessário para que isso aconteça e que exista conforto com esse reencontro. O resto é curtir e aproveitar .

Sabrina Boing Boing
6_Na sua opiniao o que é fundamental pra quem fotografa o nu artistico?

R: Respeito é o ingrediente principal.

7_ Ja passou por alguma situação constrangedora?

R: Sim, mas foi tranquilo resolver, tive que me passar por Maquiador com uma cliente porque o marido era super desconfiado.rs

8_Conte-nos um pouco sobre o seu dia-a-dia quando o termo é fotografia.

R: E engraçado que quando começamos a trabalhar com fotografia tudo que é imagem vira referencia . Então gosto muito de buscar trabalhos de outros fotógrafos e referencias de arte e imagem. Divido o tempo com a Escola que dou aula e com o estúdio praticamente , respeitando assim minha agenda de trabalho.

9_ Com dois adjetivos, defina sua visão de fotografia:

R: Respeito e Amor. Pode ser clichê os dois adjetivos porém acho que quando respeitamos , tomamos cuidado , admiramos e assim olhamos de forma diferente algo. Amor porque é algo que tem que ser incondicional , doado , por inteiro.

Sensual - Tatiana Andrade

Edu Fuica em ação
Você pode ver mais do trabalho de Edu Fuica no seu Facebook ou Flickr! Veja também um vídeo abaixo com mais do trabalho desse ótimo profissional, e se quiser não deixe de acessar o site!!!
www.edufuica.com




Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente
Até a próxima e Boas Fotos!


0 comentários:

Postar um comentário