terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Entrevista - Carla Roberta Rosa

Olá Pessoal! Para muitos profissionais da fotografia, o trabalho apenas começa depois do clique, em alguns casos ainda serão necessárias muitas conversar com os clientes afim de terminarem a edição do álbum de fotografias do evento, nesse caso nada melhor do que conversarmos com uma ótima profissional do ramo de edição a querida Carla Roberta Rosa, Editora Chefe numa empresa de álbuns de formatura, ela tem experiência também na área de casamentos, por isso vamos a mais uma ótima entrevista!

1 - Quem é Carla Roberta Rosa

R: É difícil falar quem eu sou, acho que nunca somos quem achamos que somos. Sou alguém que crê na sinceridade das pessoas. Gosto das coisas simples, não sou de criar expectativas, assim tento evitar decepções. Sou alguém que odeia injustiça, ama crianças, cachorros e ouvir história. Adoro observar as pessoas, amo conhecer gente nova e amo falar muito. Sou teimosa, tenho dificuldade com criticas, mas tento me esforçar em absorver o lado bom delas mesmo não gostando. Na área profissional, trabalhei durante anos em um estúdio fotográfico editando books de casamentos hoje estou só na área de edição de fotografia e álbuns de formatura.
 

2 - Quando percebeu, que a área da fotografia era o que queria como profissão?

R: Nunca fui de ficar sonhando com o que vou ser quando crescer, quando era pequena falava que ia ser dentista, acho que falava isso porque gostava de ver sorrisos, alias sorrisos sempre me apaixonam. Cresci, e sem expectativas fui trabalhar em uma loja de fotografias, ali me apaixonei. Gastava boa parte do meu salario com filmes e revelações. Digo que a profissão de editora me escolheu, porque eu era só balconista, então um dia precisavam de alguém pra edição e me escolheram, ficava 8 horas por dia só observando o cara que editava fazer lembrancinhas de aniversário, restauração, só sentava na maquina quando ele faltava. Dai fui me fascinando em ver como podia uma foto todo rasgada e manchada se transformar.

3 - A parte de edição de álbuns poucos sabem é tão ou mais trabalhosa do que a própria cobertura do evento, como você lida com as pessoas apressadinhas?

R:É bem complicado, porque hoje em dia tem no mercado muito clicadores e não fotógrafos, muita gente não tem noção do porque ta usando tanto de velocidade, tanto de abertura e muito menos porque esta direcionando o flash para tal lado, dai a foto chega daquele jeito na mão do editor, e cabe a ele fazer aquele clique virar uma bela foto, e depois tem que ouvir, nossa esse fotógrafo é muito bom (risos) nunca ninguém dirá que editor bom. Acho que planejamento é a resposta pra tudo. Você tem que dar um prazo pra pessoa pegar as provas, pra escolha, pra edição, pra visualização da amostra da diagramação e finalmente para a entrega do álbum impresso. Se o cliente cumprir os prazos dele fica fácil cumprir o seu, só que tudo isso tem que ser deixado claro já no contrato.


4 - Você segue um padrão em suas edições, ou busca sempre satisfazer aos anseios de cada cliente, ou fotógrafo?

R:Eu tenho um jeito de editar, gosto de coisas mais "clean", nada muito chamativo, o que eu chamo estilo “Sabrina Raio Lazer”, nunca um álbum editado por mim terá cada página de uma cor, com fundo muito diferente, tento seguir uma linha de edição do começo ao fim. Quem me contrata conhece meu estilo, e é esse estilo que vou entregar. É igual quem contrata um fotógrafo que tem estilo jornalstico para cobrir o casamento e quando chega pra ver as fotos pergunta onde estão as fotos certinhas, posadas, não tem lógica não é mesmo?

5 - Quantas reuniões são necessárias para finalizar um álbum, como é feito o contato, diagramação, demonstração?

R:  Funciona mais ou menos assim: Duas semanas após casamento os noivos já estão com as provas em mãos, 15 dias pra escolherem as fotos que querem no álbum se por exemplo, se for um álbum com 150 fotos peço para escolherem de 100 à 125 o restante eu completo. A partir dai, são mais uns 15 dias para editar, fazer alterações se forem necessárias, permito que façam só uma. O tempo de entrega varia conforme a encadernadora que você trabalha. Geralmente 30 dias é o que eles pedem para encadernar.

6 - Para aqueles que pensam em ingressar nessa parte de edição de álbuns de casamentos ou formaturas, o que é fundamental além é claro da criatividade?

R: Bom senso, eu particularmente gosto de seguir uma mesma linha de edição, não gosto de ficar mudando estilos, misturando fontes e cores. E acho que fundamental também é o profissionalismo, cumprir prazos.

7 - Já passou por alguma situação constrangedora?

R: Eu não, mas já presenciei. Uma vez ao editar um álbum o editor tirou um sinal que realmente era feio, parecia uma verruga daqueles de bruxa de contos de fada, na hora que a noiva veio ver, fez ele repor em todas as fotos porque ela disse ser o charme dela (risos). Isso só me fez ter mais certeza na minha teoria, que a boa edição é aquela que não é notada. Você pode tirar uma espinha afinal a pessoa não vai ficar a vida toda com ela, mas jamais um sinal, todas as rugas, pode se suavizar imperfeições (isso até uma boa maquiagem faria) mas jamais tirar a expressão ou plastificar alguém. 


8 - Conte-nos um pouco sobre o seu dia-a-dia quando o termo é edição de álbuns.

R:– Eu começo sempre editando todas as fotos que os noivos escolheram, depois separo numa pasta as que eu gostei e talvez use na diagramação, começo a diagramar pensando no álbum como uma história. O álbum tem que ter começo meio e fim, afinal muitas pessoas que vão ver o álbum, não estiveram no evento, então elas tem que entender tudo o que aconteceu naquele dia só olhando as fotos. Procuro sempre deixar as famílias juntas, por exemplo, primeiro fotos dos noivos com os familiares, depois padrinhos e ás vezes da pra colocar os amigos dos noivos, o mesmo para álbuns de formatura, quando faço primeiro fotos do formando individual, depois paginas só com a família dele, só com a família dele e do namorado(a) ou esposo(a), e só a do casal. Isso aprendi depois de estar cansada de reeditar álbuns quando já estavam quase pronto porque casal se separou, a vida ensina (risos). Agora se o casal se separa é só deletar a pagina.

9 - Com dois adjetivos, defina sua visão de fotografia:

R: Fascinante, eterna.



Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente
Até a próxima e Boas Fotos!

2 comentários:

ah bebeta,sabe tudo essa menina vai dar boa,rsrsrsr

Postar um comentário