quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Light Painting

Olá Pessoal! Hoje vamos falar sobre um assunto muito, mas muito legal na fotografia, o misterioso Light Painting! Muitas pessoas com certeza já viram isso, ou pelo menos já ouviram falar, a pergunta é como fazer? É difícil? Vamos descobrir!
Acredite, Light painting é muito mais fácil do que parece e mais legal do que se pode imaginar!
tudo o que você vai precisar é: Uma câmera com ajustes manuais (nao precisa ser uma DSLR mas se você tiver uma é claro que fica melhor) Um tripé, e algo parecido com uma lanterna, pode ser até um celular com uma luz meio forte, de avulsos seria legal também um flash TTL, explico já porque.

O principio da técnica light painting é o mesmo da fotografia noturna, abertura mais fechada, exposição mais longa, na minha camera na fotos que ilustram esse artigo usei as seguintes configurações: f/22 e 15 segundos de exposição, ISO 200, AWB com essas configurações ajustadas (Não tomem isso como um padrão para essa técnica!) coloque a camera no tripé,  ajuste foco, e distancia de preferência com alguém a sua frente, daí é simples, programe a camera para tirar a foto em 10s (Acho impossível uma camera hoje em dia não ter um timer) corra pra frente da camera e espere ela começar a tirar a foto, ao ouvir o barulho da camera abrindo o obturador, é hora de pintar! Ligue a lanterna ou celular que estiver segurando e divirta-se, escreva nomes, desenhe, enfim crie!!!
Ao fechar o obturador pode demorar alguns segundos ate a camera processar a foto, feito isso confira o resultado, mas ainda é possível deixar a brincadeira mais divertida!



Como disse la em cima se você tem o flash ttl a fotografia de light painting fica melhor ainda, agora vamos fazer fotografias de fantasmas ou de almas como dizem por ai...já viram aquelas fotos que as pessoas dizem "era a alma dela" ou "era um encosto" (rsrs) Tudo balela! Como vocês lembram a fotografia é captada por uma superfície sensível a luz, que se exposta a ela é queimada e por isso fica marcada na superfície (Filme ou sensor da camera digital) assim sendo como no caso da Light Painting  você esta tirando uma foto noturna, onde as luzes da cidade estão incidindo a uma certa distancia da camera, e nesse caso se está usando outra fonte de luz móvel (lanterna, celular etc..) a câmera capta essa luz da mesma forma que as luzes dos postes da cidade, gravando todo o movimento feito por você.



Mas porque o flash? Tente fazer o seguinte, quando a foto estiver sendo tirada, peça para um amigo disparar o flash em você no inicio e no final do desenho, assim você será "iluminado" por uma luz forte duas, três, quantas vezes quiser, cada disparo do flash funcionará como uma nova gravação na foto, fazendo assim a famosa "foto fantasma".
Experimente bastante essa técnica do light painting, reúna seus amigos, cada um com uma lanterna de cor diferente, dispare o flash, ou não, seja criativo, os resultados podem ser alucinantes!!





Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente
Até a próxima e Boas Fotos!

0 comentários:

Postar um comentário