quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Entrevista - Jean Carlos Monnerat

Olá Pessoal! Na entrevista dessa semana vamos conversar com o Fotógrafo Jean C.Monnerat, um apaixonado por fotografia, vai nos contar um pouco de como é a fotografia masculina que vem crescendo a cada dia. 


1_Quem é Jean Carlos Monnerat?

R: Nascido no Rio de Janeiro, reside atualmente em Cachoeiras de Macacu, casado com Marcelle e pai de dois filhos, Caio e Júlia. Fotógrafo, Professor de informática e Motion Designer.

2_Quando percebeu, que fotografia era o que queria como profissão?

R: Sempre trabalhei com imagens, seja na parte de edição de fotos ou vídeo, e fotografava somente como hobby, mas sempre fui apaixonado pela arte da fotografia e a partir de 2009 decidi ter como profissão única e somente a fotografia.

3_A fotografia masculina ainda parece um tabu para muitos, talvez por medo de sofrerem algum preconceito como você vê esse tipo de situação?


R: Embora ainda seja um "tabu" para alguns, hoje em dia vejo que o preconceito e o receio dos homens em posar está diminuindo significativamente, talvez porque a sociedade tem mudado a imagem do homem "machão" (Aquele que não se cuida, não toma banho, cospe no chão.. rsrs), pela imagem do homem que se preocupa com seu visual, tanto que o adjetivo "metrosexual" tem sido muito usado ultimamente.

4_Assim como em ensaio com mulheres busca-se um lado mais sensual, no seu trabalho com modelos masculinos você consegue buscar, força e personalidade. Na sua opinião homens são menos tímidos na hora do ensaio?

R: Ainda há um certo receio dos homens em posar, mas eu e minha equipe procuramos fazer do ensaio uma grande brincadeira, nós rimos e nos divertimos muito, e isso ajuda os modelos a ficarem mais descontraídos na hora do ensaio, a timidez ainda existe, o que melhorou e muito foi a vontade, antes os homens não gostavam muito de serem fotografados, hoje em dia já manifestam a vontade de fazer um ensaio fotográfico.


5_Você costuma planejar algo para o dia do ensaio, poses, acessórios, ou busca mostrar a naturalidade tirando o que cada modelo tem de melhor? Como se adaptar a cada um?

R: Dificilmente um ensaio é planejado, a não ser quando se trata de um ensaio temático, onde buscamos alguns acessórios para complementar. No geral, quanto mais espontâneo melhor, porque já houve situações de poses pré-programadas que não deram certo, e é sempre bom conversar para conhecer melhor a pessoa, assim você pode ficar sabendo de pontos que poderá usar no dia do ensaio, tipo um personagem que ele gosta, um ator, um super herói, etc.


6_Para aqueles que desejam começar nesse ramo específico, qual a diferença entre fotografar, homens, mulheres ou crianças?

R: Embora não pareça, mas há diferença. Para os homens o fotógrafo deve buscar explorar a força e a masculinidade, para as mulheres a beleza e a sensualidade, e para as crianças a energia e a inocência.

7_ Ja passou por alguma situação constrangedora?

R: Não que me lembre, mas dificilmente algo me constrange.

8_Conte-nos um pouco sobre o seu dia-a-dia quando o termo é fotografia.

R: Eu respiro fotografia, quando não estou fotografando, estou editando fotos, ou estudando. Porque certa vez li uma frase que diz “Quando você achar que já sabe tudo, chegou a hora de começar a aprender tudo de novo”, e com a fotografia é assim também, o profissional que não se recicla, não consegue se manter no mercado.

9_ Com dois adjetivos, defina sua visão de fotografia:

R: Paixão e arte!





Para ver mais fotos do Jean acesse sua página no Facebook!



Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente
Até a próxima e Boas Fotos!

0 comentários:

Postar um comentário