domingo, 4 de março de 2012

Entrevista - Cláudia Regina

Olá Pessoal! Em mais uma entrevista aqui no Blog ATF, vamos conversar um pouquinho com a Cláudia Regina, Fotógrafa e Designer especializada em fotografia de gestantes, um ramo carregado de emoção! Ela vai nos contar como é a fotografia dessas mamães, e os desafios que encontra no seu dia-a-dia!

1. Quem é Cláudia Regina?

Fotógrafa Curitibana, casada, mãe de 3 gatos. Estudou Ciências Sociais mas acabou indo para a vida do
Design e da Fotografia :-)


2. Quando percebeu que a fotografia era o que queria como profissão?

Fui trabalhar em um estúdio de Fotografia como Designer. Quando cheguei lá olhei para aquelas
câmeras enormes e não imaginei que um dia saberia como usá-las! Lá neste estúdio aprendi muito
sobre a Fotografia. Enquanto trabalhava lá estudei bastante, comprei minha primeira reflex e depois de
um tempo fui voar solo.

3. A fotografia de gestantes geralmente vem carregada de muita emoção, onde se encaixar
nesses momentos? Como conseguir passar essa emoção através da lente?

As minhas clientes nunca são modelos profissionais, e nunca são muito fãs de foto. Quer dizer:
elas adoram fotografia, mas não gostam de posar. Assim como eu (odeio posar pra foto!) E elas me
contratam por isso: eu não mando ninguém posar. Para conseguir passar a emoção nas fotos é preciso
fazer essas emoções acontecerem durante o Ensaio, por isso dirijo de forma que a pessoa fique à
vontade.


4. Em um dos seus artigos no seu site você faz questão de dizer que ensaio de gestante não é só
uma barriga. O que é um ensaio ideal pra você? E para suas clientes em geral?

É preciso mostrar a beleza do corpo da mulher grávida, o amor entre o casal, a felicidade com a notícia
da gravidez e a delicadeza deste momento.

5. O que é fundamental para ingressar nessa área de ensaio de gestantes e crianças?

Hoje em dia a profissão de "bookeiro" está acabando. É preciso estudar Fotografia muito além do
tradicional. É preciso saber realizar Ensaios pessoais, como os de gestante, como se você estivesse
fotografando um editorial para revista. Tem que ter qualidade fotográfica impecável (iluminação, foco e
composição) e não dá pra fazer sempre a mesma coisa. Cada Ensaio tem que ser diferente. Ainda existe
mercado para os "bookeiros", é fato, mas os clientes estão bem mais exigentes e acredito que logo isso
acaba, pelo menos no público de classe média pra cima.


6. Já passou por alguma situação constrangedora?

O máximo é um ou outro cliente que não vê meu trabalho direito e já vem com ideias prontas, para eu
copiar de outras fotos. Eu planejo cada Ensaio com muito cuidado para que cada um seja único, por isso
quando isso acontece é bem frustrante. Ainda bem que é super raro rs

7. Conte-nos um pouco sobre o seu dia-a-dia num ensaio gestante?

Antes do Ensaio me preparo enviando um Briefing para a cliente. Assim já formo ideias de fotos/
composições que quero fazer de acordo com o estilo e personalidade dela. No dia do Ensaio
analiso como está a iluminação na minha chácara, passeando pra lá e pra cá, e planejo pelo menos
10 "composições-base" e anoto tudo (desde como vou trabalhar com a iluminação até qual lente vou
usar.) Depois preparo a mesa com chá, água e quitutes importados. Também deixo à mão os álbuns de
amostra para ela ver ao vivo (normalmente é nosso primeiro encontro pois só conversamos por email).
Quando a cliente chega já tenho tudo planejado e só preciso checar os figurinos com ela.


8. Você é fotógrafa, tem um site muito legal e bastante conhecido, também vive dando workshops
pelo brasil afora, como conciliar todas as funções com os desejos e anseios dos clientes
e "alunos"?

Estou o tempo todo estudando técnicas de produtividade (GTD*, ZTD**, etc) para conseguir conciliar
tudo :-) Além da minha Fotografia e do Dicas de Fotografia tenho uma empresa de criação de Temas
Personalizados para Blogs (www.xcake.com.br) e também gosto muito de viajar. Mas tenho uma equipe
maravilhosa que me ajuda em todas as áreas, além do meu marido que está sempre lá pra segurar a
barra quando fica muito pesado pro meu lado :-)


9. Com dois adjetivos, defina sua visão de fotografia:


A fotografia pra mim é Libertadora e Desafiadora!

Espero que tenham gostado de mais uma entrevista aqui no Blog ATF! Se você conhece algum fotógrafo que ama o que faz e não se importa em nos contar um pouco do seu dia-a-dia mande o nome deles nos comentários! Quem sabe ele não aceita dar uma entrevista aqui no Blog ATF? Veja mais sobre a Claudia Regina em seu site dicas de fotografia ou assine os feeds de seu Facebook.

* Getting things done
**Zen to done

Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente

Até a próxima e Boas Fotos!

6 comentários:

Jóia! Muito bom seu blog... estive tentando entrar em contato com a Cláudia Regina a um tempão e ela nunca responde. Gostei muito das dicas sobre flash, vou seguir.
Andei entrevistando umas pessoas legais tbm dê uma olhada - http://andersontorres.com.br/blog/entrevistas/

Opa vou ver sim Anderson!!! Mto Obrigado!

Aahhh! Adorei a entrevista com a Claudinha! :D fotógrafa mega talentosa e uma fofa! :) muito bacana! Parabens pelo blog! ;)

Não recebi nenhum contato seu Chocolate! :-)

Abs a todos! ;*

Sugestões para entrevista:

- Tom Alves
http://www.facebook.com/tomalvesfotografia

- Ícaro Moreno
http://www.facebook.com/icaromoreno

Abraço.

Postar um comentário