quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Entrevista - Jair Cehs


 Olá Pessoal! Continuando nossa série de entrevistas com os profissionais da fotografia, hoje vamos entrevistar Jair Cehs, Fotógrafo de Natureza por paixão, busca usar seu trabalho para conscientização das pessoas através das cores, animais e beleza que capta, vamos falar sobre os desafios e anseios de se registrar a natureza com esse fotógrafo que ama o que faz!



1_Quem é Jair Cehs?

R: Um apaixonado pela natureza que descobriu na fotografia um meio de registrar e eternizar a sua beleza e forma. 


2_Quando percebeu, que fotografia era o que queria como profissão?

R: Ganhei a primeira câmera com 12 anos de idade, porém a vida te leva por vários caminhos no qual as vezes você acaba retornando como é o caso da fotografia.Trabalhei muito com vídeo e o que eu mais curto hoje é fotografar, então trabalhar com imagem para mim sempre foi um prazer.

3_A Fotografia de Natureza é considerada por alguns como um dos estilos mais fáceis de fazer, pois acham que com menos responsabilidade de se registrar momentos você como fotógrafo tem mais tempo para trabalhar a fotografia, o que tem de verdade nisso?


R: Eu acho que em todas as modalidades da fotografia existe o fácil e o difícil, mas considero que o mais importante é a vontade e o desejo de realizar tal trabalho. Se pegarmos um fotógrafo de estúdio possivelmente para ele fotografar a natureza possa se tornar uma missão difícil porque o seu olhar é diferente para este tipo de trabalho. Como um fotógrafo de natureza fotografar um casamento. Não é uma regra, mas normalmente os fotógrafos vão se especializando naquilo que eles mais gostam de registrar, e seu olhar com o tempo vai se refinando. Tem fotógrafos de natureza que recebem uma verba para fazer um livro sobre determinado assunto, ele terá um cronograma para cumprir e o resultado do seu trabalho estará contando com vários aspectos como clima, se houve algum incêndio na área de trabalho, contar as vezes com a sorte para registrar tais animais, que não são fáceis de registrar na natureza, e assim vai. Lógico que nesta área o mais indicado é que o fotógrafo construa seu banco de imagens e que essas imagens possam se tornar livros, exposições, projetos etc. Só que desta forma quem banca inicialmente os custos de viagens para realizar as fotos é o próprio fotógrafo.


4_Suas fotos mostram momentos fantásticos de animais em seu habitat natural, é preciso conhecer cada animal para fotografá-lo, ou cria-se um comportamento padrão?

R: No meu caso a fotografia veio em primeiro plano, mas com o tempo senti a necessidade de compreender e estudar melhor o comportamento dos animais para facilitar na hora de fotografar e poder passar a informação da minha foto. Mas como na natureza tudo é uma caixinha de surpresas você pode querer sair para fotografar uma certa ave que você sabe que tem naquele bioma, naquela época e acaba fazendo uma foto maravilhosa de uma formiga ou de algum mamífero que apareceu, porque a ave as vezes nem deu o ar da graça...rsrsrs

5_Como você lida com as questões de clima, prefere deixar tudo de lado num dia ruim e esperar o próximo?
R: Dependendo do lugar, do tipo de bioma as vezes é necessário cancelar. Agora tem dias que a luz está maravilhosa e a bicharada parece que resolve entrar em greve e você sente o silêncio, que também é surpreendente.

6_Para aqueles que desejam começar nesse ramo, qual o equipamento básico, e qual aquele que pra você é fundamental?

R: Primeiro ter uma câmera DSLR no qual possa trocar de lentes, um bom tripé e uma lente zoom que vá de uma grande angular à uma tele tipo 18-135mm. Agora querendo investir mais e é o que eu acho fundamental é ter três lentes, uma grande angular, uma macro e uma tele de 300mm no mínimo. Filtros UV para proteger as lentes, filtro polarizador, flash que possa ser disparado remotamente, uma boa mochila que já tenha capa, para os dias de chuva, bateria extra, uns três cartões de memória e muita, muita paciência e amor pela natureza.

7_Com toda essa questão de proteção a natureza você acha que suas imagens podem ajudar as pessoas a serem mais conscientes? Esse e um dos seus objetivos?

R: Esse é o ponto chave e o objetivo maior da minha relação com a fotografia. Sensibilizar a quem está olhando minha fotografia em um momento mágico que a natureza me proporcionou e que naquele exato momento eu pude registrar. Para mim cada momento deste é único, porque a vida de cada ser neste planeta é um verdadeiro milagre que acontece a cada instante. Se a minha fotografia puder levar uma parte do que eu sinto ao fotografar para a pessoa que está olhando a foto, ficarei muito feliz. E é sabido que não pode se preservar o que não se conhece, por isso a fotografia é importante, ela é uma ponte para as pessoas terem acesso a algo que não conhecem ou a algo que nunca observaram na natureza. E assim quem sabe despertar um desejo de amor e cuidado para o nosso maior bem que é a mãe natureza.

8_ Ja passou por alguma situação constrangedora?




R: Sim... Eu diria uma situação desconfortável...rsrsrsr. Depois de dois dias de ter pego fogo na nossa serra aqui de Atibaia, sai com a câmera e andei em lugares onde normalmente não daria para andar devido a altura do mato. A minha ideia era que se eu encontrasse algo trágico como um animal morto devido ao fogo, iria registrar e levar ao conhecimento das autoridades competentes, pois 99% dos focos de incêndio em nossa serra é provocado pela ação do ser humano. Então peguei meu equipamento e comecei a subir a montanha, andei, andei e nada para a minha felicidade. Quando estava retornando mais tranqüilo dei um salto porque vi que havia quase pisado em uma cascavel. Parei olhei e a primeira impressão era que ela estava morta. Fiz uma foto aberta mostrando-a no terreno queimado e quando fui fazer uma foto da textura da sua pele ela deu um bote em direção a minha mão e pulei para trás, a danadinha estava viva graças a Deus. Acredito que ela se salvou do fogo mas deveria estar dias sem conseguir se alimentar. No final tanto eu como ela saímos ilesos, eu não pisei nela e ela não me mordeu.

9_Conte-nos um pouco sobre o seu dia-a-dia quando o termo é fotografia.

R: No momento estou estudando sobre as aves que foram catalogadas na região de Atibaia para conhecer seus possíveis lugares de avistamento, então saio a campo para fotografa-las. Após ter conseguido algumas fotos retorno para a minha casa, importo para o Lightroom, deleto as que não ficaram boas e começo dentro do Lightroom mesmo (porque ele é excelente para isso) a cataloga-las. É um trabalho que leva tempo e paciência porem essas fotos serão usadas para um livro, um projeto está em andamento.

10_ Com dois adjetivos, defina sua visão de fotografia:

R: Paixão e liberdade




Para ver mais do trabalho de Jair Cehs acesse o site dele no endereço www.jaircehs.com, e fique maravilhado com as maravilhosas imagens do fotógrafo!


Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente
Até a próxima e Boas Fotos!

2 comentários:

Adoro fotografia de natureza por isso aprecio muito o trabalho do Jair. Suas fotos são de extrema sensibilidade e mostram de uma forma ímpar toda a beleza de nosso planeta

Acompanho o trabalho do Jair desde nossa turma na Grota Funda....trabalho maravilhoso, as fotos são lindas demais....Parabéns!

Postar um comentário