quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Sets básicos para uso de flashes - Parte 02

Olá Pessoal! Estamos de volta hoje com a segunda parte das dicas básicas para o uso de flashes. Como vocês virão na parte 01, é muito fácil conseguir retratos ótimos com um mínimo de equipamento, antes como falamos de sets externos dessa vez é hora de caprichar em ambientes internos, usando criatividade e uma técnica super fácil de acompanhar e aprender!




Ex. 05 - Fotos de óculos em ambientes fechados.

De agora em diante vamos nos focar em sets em ambientes internos, afinal é preciso ter uma segunda opção quando o tempo não ajuda, pois ninguém pode se dar ao luxo de depender da chuva ou sol para fazer um bom ensaio. Vamos aprender a usar pouco da luz ambiente e trabalhar mais com o flash, prevendo acontecimentos assim.
Nesse set abaixo, o flash tem de ser um pouco mais claro do que o normal, para "eliminar" a luz que vem de fora, como pode ver a modelo com o óculos se posiciona bem próxima ao flash, colocado na mesma posição que usamos pra fazer a "luz de cabelo vista no artigo anterior.



O resultado final é muito parecido com uma fotografia de uma estrela de rock, Slash se não me engano, tentei achar a fotografia correspondente mas não obtive sucesso, se alguém sabe a resposta, mande nos comentários ok?
De qualquer forma, como pode ver a luz da sombrinha refletida no óculos cria uma interessante imagem, e a luz fica muito brilhante e intensa.


Ex.06 - Flash atrás da Modelo, Rebatedor na frente.

Para entenderem melhor esse set, antes é preciso dizer que a sombrinha posicionada a frente da modelo será o rebatedor, simplesmente isso. De qualquer forma, se quiser usar um rebatedor de mão mesmo, o resultado pode ser bem similar ou idêntico.

Posicione o flash um pouco atrás e acima da modelo, virado para o rebatedor, que estará bem a frente para a pessoa fotografada. A ideia aqui é criar um anel de luz em volta da pessoa, e usar a luz rebatida como luz principal, preenchendo o rosto da modelo.



Como pode ver abaixo, o rosto da modelo aparece perfeitamente, já a luz no cabelo dela, no canto superior da fotografia está muito forte, gosto desse efeito mas caso você não goste, basta posicionar o flash um pouco mais abaixo, assim a luz baterá um pouco mais espalhada em todo o cabelo. Teste posições diferentes principalmente no flash atrás da modelo até entender e chegar no tipo de luz que lhe mais agrada, assim conseguirá dominar facilmente o equipamento.


Ex.07 - Luz dramática superior

Essa é uma técnica mais aprimorada, não é muito sugestivo usá-la pois ela pode ser vista como um clichê, principalmente trazendo um tom religioso a sua imagem, uma lenda claro. Outra coisa que recomendo é usar um fundo preto, pois assim obterá um resultado melhor.
Veja abaixo que o flash posicionado acima, esta direcionado diretamente para a modelo, e logo a frente. Na maioria dos casos, a modelo deve olhar na direção do flash, o que fará que a fotografia fique com uma sombra muito demarcada, criando um ar de dramaticidade muito forte, sombras essas que podem ficar esquisitas principalmente no nariz (escondendo a boca) e abaixo do queixo. Faça testes com um rebatedor bem abaixo da modelo com o intuito de diminuir essa sombra.



Como pode ver usei um fundo preto, isso destaca mais o rosto da modelo, mas em contrapartida pode dar um efeito de cabeça flutuante, pois não é possível devido a sombra ver o pescoço, por isso falei do rebatedor pra tentar compensar um pouco essa falta de pescoço "esquisita" na fotografia. 


Ex.08 - Retrato Americano

Esse set é bastante usado em comerciais americanos, e em fotos de colegiais, para fazê-lo é simples, basta colocar a modelo bem próxima a modelo com o flash, sombrinha, e câmera bem a frente. Só que aqui, iremos usar uma sombrinha rebatedora o que nos dará uma luz bastante expandida, como o flash estará próximo a modelo é recomendável diminuir um pouco sua compensação, para evitar uma luz forte demais e uma superexposição.



O efeito fica como descrito acima, uma foto com uma luz bem forte, bem próxima da superexposição, isso porque a luz esta bem próxima a pessoa e ela a parede, note entanto que não há sombra na parede devida a luz rebatida que vem em volta da modelo.


Ex.09 - Tudo em close

Esse set é bem parecido ao do ex.06, com o flash logo atrás da modelo e a sombrinha na frente sendo usada como rebatedora, Posicionada bem a frente da modelo, e o flash rebatido bem de trás da moça so que dessa vez um pouco mais apontado pra cima.



A iluminação dessa imagem ficara bem suave, pois a proximidade da sombrinha "espalha" bem a luz dando uma sensação de um set de "luz de cabelo, só que o rosto da modelo ficara suavemente iluminado e o fundo ficará bem branco devido a luz do flash vinda de trás.
Como pode ver na foto, a mão da modelo quase sumiu no branco, isso é facilmente resolvido colocando a mão na mesma linha do rosto.


Ex.10 - Contra a Parede

E se eu não tiver uma sombrinha? Você pode usar uma parede branca ou colorida para criar ótimos retratos com apenas a luz do flash, apenas dessa vez, posicione o o flash mais distante, assim você usará a parede como refletora, assim essa técnica será bastante valiosa.



Como você pode ver abaixo o fundo está bem preto, isso é possível, deixando a obturação da camera bem rápida afim de captar apenas a luz do flash, vá testando, fazendo variações para ver os resultados. para um fundo bem branco, uma boa dica é coloca-la no canto de uma sala.



Equipamentos de estúdio são fantásticos, soft-boxes, strobes, etc, porém como vimos não é preciso tudo isso para conseguir ótimos retratos, não é preciso, fundo branco, tecido, geradores, um pouco de criatividade e conhecimento pode resultar em fotos fantásticas. Trine bastante, e não esqueça de mostrar seus testes e fotografias finais no nosso grupo do Blog ATF no Flickr!


Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente
Até a próxima e Boas Fotos!
Fonte: Photo Tuts Plus by Cameron Knight
Tradução e adaptação: Alex Teixeira

7 comentários:

Tão bom quanto o primeiro! Obrigado.

ola meu nome e estre e gosto muito de suas fotos e gostaria de saber se vc pode pois ta isso que vc ensinou em vídeo pq eu meio que me complico na parte do flash não consigo entende esta parte esta maravilhoso se eu conseguir tirar fotos assim com esta imagem estou rica aqui onde morro vou ganhar dinheiro com estudo caseiro entre amigas e vou cobra mais eu tenho que aprender obter imagens assim perfeitas lindas e maravilhosos como as da sua foto ai me ajuda ta entra no meu face estrelinda-allsta@hotmail.com ta bjs

me ajuda a ganhar meu dinheirinho aqui na minha cidade não tem estes recursos como curso de fotografia com diploma e tudo mais ta pegando então resolvi tenta aprender aqui na internet me ajuda por favor a descolar esta grana ta sou de Belém do Para a parte que ta pegando pra mim e parte da aluminação que a principal que isso eu aprendi na net e ta certo todas asa fotos que eu pesquisei as imagens são lindas pq a iluminação e perfeita assim como a sua estava vasculhando aqui a net e encontrei seu blog e achei que era que estava precisando então me ajude e ficarei muito grata por isso ta bjs meu face e estrelinda-allstar@hotmail.com e meu msn e a mesma do face ta bjs mande o seu face ou msn ou ate orkut se tiver bjs

a desculpa eu tenho uma maquina fotográfica daquelas que lançaram da fujfilm e de pilha mesmo e gostaria de saber se ela vai da esse resultado como a sua deu me ajuda tenho pra mim que esta marca não e legal sou mais a nikon mais só deu pra compra esta ai me ajuda da ou não da pra ter a mesma qualidade dessa se agente fazer tudo isso ai que vc fez dpra iluminar legal vai presta com esta maquina também ou não bjs

Olá Ester! Me adicione no Facebook caso queria tirar mais dúvidas, seria legal também me passar o modelo da câmera pra que eu possa conhecer melhor o seu equipamento! Abraços!

Uma dica, quando está a fotografar em um ambiente com pouca iluminação natural, com modelo, para evitar as Pupilas dilatadas é legal usar uma lanterna pequena e iluminar o rosto da modelo para forçar o fechamento da pupila, depois sim fotografe. Assim, o olho fica mais natural..

Postar um comentário