segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Esse site é legal? Flickr

Olá pessoal! Mais um artigo da série "Esse site é legal! Hoje falando sobre o Flickr!
Esse sem duvidas é um dos sites de hospedagem de imagens mais conhecidos por fotógrafos profissionais ou amadores, vamos então falar um pouco sobre ele e tentar entender o porque de tanto sucesso desse que vem sendo a galeria virtual de muitos por ai!
Logo ao abrir o Flickr nos deparamos com uma interface bem simplista sem degrades ou fundos provocantes, fundo branco, letras sem destaque o que deixa bem claro a intenção principal do site, mostrar as SUAS fotos.
O Flickr foi desenvolvido com poucas cores justamente com o intuito de dar mais destaque ao que mais interessa, as fotos de seus usuários, a quem não goste de uma exibição tao simples assim mas acredito que funciona muito bem, seria interessante talvez se alem do Flickr branco tivéssemos a versão em preto, Mas isso ainda não é possível.

Página inicial do Flickr
Em termos de interatividade o site sai ganhando e muito devido a sua própria popularidade, muitas pessoas tem um Flickr mesmo que não usem excessivamente, outra vantagem é poder fazer o login com a sua conta do Facebook. Assim como em outras redes sociais e sites de compartilhamento de imagens é possível fazer amigos, separando eles em contatos e amigos, amigos esses que terão destaque na sua pagina de entrada, pois as ultimas atualizações deles estarão na sua primeira pagina.
Vamos analizar então alguns menus disponíveis no site:
  • MINHAS COISAS - 
  • Galeria: Lugar onde suas fotos são mostradas de acordo com a visualização escolhida nas configurações.
  • Álbuns: Aqui suas fotos separadas por pastas (Albuns) que você mesmo organiza.
  • Exposições: Essa opção é super legal, você pode montar uma exposição com as fotos dos seus amigos, escolhendo um tema e indo ate o perfil dos amigos ou não, escolhendo uma foto, ao fazer isso, coloque na visualização de pagina inteira da fotos, no sub menu "Ações" que vai aparecer, clique em Adicionar a exposição, pronto é um ótimo jeito de prestigiar os amigos!
  • Arquivo: Nesse sub-menu, o site separa as suas fotos por datas, Tiradas e postadas.
  • Tags: Mostra suas fotos separadas pelas tags que você mesmo adicionar, por ex. Flores, Natureza, Animais etc.
  • Mapa: Muito legal, essa opção permite que você adicione locais as suas fotos, podendo depois ver separadas por local as fotos de outras pessoas tiradas no mesmo lugar.
  • Favorito: Mostra as fotos que você favoritou no perfil dos seus amigos.
  • Stats: Aqui setor fechado, pra que usa conta free, lugar onde mostra o numero de views e gráficos, mas apenas pra que tem conta pro.
  • Seus aplicativos: Aqui você pode criar ou pegar alguns aplicativos prontos afim de melhorar seu desempenho no Flickr.
  • Atividade recente: Lugar para mostrar as ultimas ações dos amigos e também sua.
Outra coisa de se chamar atenção é o modo de visualização do site, o slide show, que é simples (e todo em preto, rs) é muito e pode muito bem ser usado numa apresentação de um trabalho, ou demonstração para amigos e familiares.

Apresentação de fotos do Flickr

Seria muito interessante, se o site tivesse ferramentas de edição básicas, mas não tem, é mais um bom site que fica devendo nesse quesito, o Flickr, tem uma ótima interatividade, principalmente com os botoes de compartilhamento de Twitter e Facebook, tanto nos álbuns quanto nas fotos, outra coisa que o Flickr da um show é no menu de organização com a opção de apenas arrastar as fotos para dentro dos álbuns fica muito fácil organizar as fotos seja em lote ou uma a uma!

Organização de fotos no Flickr, método super fácil de arrastar as fotos.
O flickr é um sucesso, mas vejo poucas pessoas que usam constantemente, mas mesmo assim o numero de adeptos do site é bem extenso, talvez com uma conta pro (R$ 49,90) seja mais usual para alguns profissionais que usam inclusive para fazerem backups de suas fotos, e demonstração para os clientes, enfim, é mais um site de compartilhamento de imagens bastante usado na internet e essa é a minha avaliação para o Flickr!



Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente!

Até a próxima e Boas fotos!

0 comentários:

Postar um comentário