quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Lente 50mm - Necessidade ou modismo?

Olá Pessoal! Como há um tempo atrás falamos sobre a famosa lente do kit a 18~55mm, resolvi implementar um pouco o assunto a respeito de equipamentos, falando hoje sobre a famosa lente fixa 50mm.
Essa lente é bastante usada por profissionais do ramo de fotografia de casamento, e por adoradores da fotografia de rua. Mas enfim, o que ela tem de tão especial?
Começando pela simplicidade e qualidade, a "50entinha" tem uma nitidez acima das outras, porém é preciso cuidado, sua profundidade de campo é limitada (com abertura total),e é preciso praticar bem com ela, pois no começo, será fácil perder fotos por conta do foco estar no local errado, principalmente se você é acostumado apenas com a lente do kit e a 50entinha foi sua primeira aquisição, é preciso prática e paciência para obter o melhor que ela pode lhe oferecer.
Outra coisa muito boa é a iluminação, a lente 50mm é disponibilizada em diferentes aberturas, f1.8 e f1.4, o que lhe dá uma captação muito boa da luz a sua volta, e ajuda em ambientes escuros ou fechados. Efeitos como bokeh serão facilmente conseguidos com essa lente.
Aqui a coisa que acho mais legal na lente 50mm; Ela obriga você a se movimentar, obriga você a pensar. A falta de zoom que existe em outras lentes, não incomoda em nada quando você se acostuma com a controlar a profundidade de campo dessa lente. Ao invés do zoom, maior ou menor, para conseguir uma boa foto será preciso dar dois, quatro passos pra trás ou pra frente, ou até mais! Isso é fantástico acredite, faz com que você tenha que sair da sua zona de conforto, abrindo seu campo de visão além do assunto principal, aguça sua criatividade e melhora a qualidade do seu trabalho.
Faz um tempo que trabalho com a lente 50mm, e ouso dizer que ela é indispensável para qualquer fotógrafo, seja ele profissional ou amador. É um equipamento de investimento relativamente baixo (isso falando da lente com abertura f1.8) e que traz um resultado fantástico, não só nas suas fotos, mas ajuda demais no seu processo criativo.








Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente!

Até a próxima e Boas fotos!

6 comentários:

Essa lente é fantástica mesmo. Vendi a minha apenas porque tenho uma D5100, e como nem ela, nem minha lente tinham foco automático, eu acabei perdendo algumas ótimas fotos por falta de foco. No começo não me importava, depois comecei a perder a paciência.

Além do mais, como minha câmera é cropada, a distância focal ficava perto dos 80mm, e como eu fazia ensaios de nu no quarto de um apartamento onde eu morava, nao conseguia fazer fotos de corpo inteiro pela distância focal. Resultado: vendi a 50mm pra comprar uma 35mm f/1.8. Agora sim tenho uma distância focal mais condizente com o que eu preciso.

Mas se um dia eu passar pra uma full frame, essa lente volta pras minhas mãos, com toda certeza.

Posso repassar o texto (adaptado) para o Fotografia DG? www.fotografia-dg.com

Olá Alexandre!! Claro que pode! Claro citando a fonte sem problemas!

Agradeço! Abraços!

Parabéns pelo blog Alex. 50mm é mesmo indispensável. Vale citar a f/1.2 de valor não muito baixo, mas é uma perfeição quando o assunto é entrada de luz.

Bom, ressaltaria tbm para o fato de usar uma 50mm com câmeras que não sejam Full Frame, considerando o fator de corte de Nikon e Canon, essa mesma 50mm pode equivaler a uma 80mm, o que limita bastante a desenvoltura numa sessão fotográfica.

Deixo a dica, fotógrafos amadores, preparem-se para o migrar o quanto antes para câmeras profissionais (Full Frame)

Olá Alex parabéns pelo blog. Dicas muito boas e esclarecedoras. Estou voltando a fotografia depois uns 13 anos. As câmeras eram muito diferentes, mas 50entinha era indispensável para qualqer fotógrafo da época.

Olá Alex parabéns pelo blog. Dicas muito boas e esclarecedoras. Estou voltando a fotografia depois uns 13 anos. As câmeras eram muito diferentes, mas 50entinha era indispensável para qualqer fotógrafo da época.

Postar um comentário