terça-feira, 13 de setembro de 2011

Fotografia Noturna


Olá pessoal! Depois de um final de semana cheio, mas tão cheio que nem tive tempo de postar coisas novas por aqui, estou de volta! Hoje com uma dica super valiosa pra você fotógrafo de plantão, que curte clicar em qualquer lugar e qualquer hora seja de dia ou de NOITE!
Como vimos nos últimos artigos de "Melhore suas Fotos", entendemos a luz do dia em três partes:
Mas e quando queremos fotografar a noite? Onde é óbvio que a falta da luz será nosso principal problema? O que fazer?
Boa parte das câmeras digitais, vem com a função automática fotografia noturna, essa que acredito que muitos nunca consigam usar, e prefiram talvez mudá-la para a configuração Automático total, ativando assim o flash da câmera, o que faz com que seja impossível fotografar uma bela paisagem noturna por exemplo devido ao pouco alcance do flash, e a rápida exposição do sensor digital.
A fotografia noturna é um bicho de 7 cabeças pra muita gente, que quase sempre esbarra nas limitações de sua câmera, achando portanto que uma melhor resolve, mas como vimos no artigo "Com qual camera eu vou?" não funciona bem assim. Caso você tenha lido entendeu que até as câmeras compactas são capazes de tirarem belas fotos, isso claro dependendo do tipo de comando que se dá a ela. No caso de fotografia noturna não é diferente, o que é necessário então?
Simples, Abertura mais fechada, exposição mais longa, chegando a 15 ou 30 segundos dependendo do caso, como na foto abaixo:


Essa é a resposta também para esse efeito de risco nos faróis dos carros, com a exposição mais longa, o sensor (filme) capta a luz durante todo o tempo que o obturador está aberto se o carro está em movimento ira expor sua luz de um ponto a outro criando esse efeito desejado por muitos, repare no entanto que as luzes dos postes mesmo com uma longa exposição fazem no máximo o formato parecido com uma estrela isso devido a distância de incidência de cada luz captada pelo sensor da câmera. Mas pessoal nunca jamais se esqueçam de um acessório obrigatório
(quase rs...) a esse tipo de fotografia, o TRIPÉ!! Mas caso não tenha um pode somente deixá-la apoiada em algum lugar, o importante que é que ela esteja imóvel durante toda a exposição, e nunca em mãos.
Para finalizar então esse artigo vamos as dicas finais pra uma boa fotografia noturna!



Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos e
comente clicando abaixo ou também deixando sua nota.
Até a próxima e boas fotos!

1 comentários:

Obrigada pela partilha de conhecimentos bastante uteis!

Postar um comentário