terça-feira, 11 de outubro de 2011

Melhore suas Fotos - Uso consciente do Flash

Olá Pessoal! Hoje pra vocês mais um artigo da série melhore suas fotos!
Falaremos hoje sobre algumas qualidade e defeitos do uso do flash na fotografia, e algumas dicas para evitar erros comuns.
A muitos anos atrás, quando nem imaginava que a fotografia tinha tantas propriedades assim, no começo do surgimento das primeiras cameras digitais compactas, comprei uma camera de 3.2 megapixels, Zoom óptico de 3x e com memoria de 128 MB, na época o top das cameras, investi R$1800,00; Sim, tudo isso para ter uma camera que hoje não se vende mais, pois até celulares tem mais capacidade que isso.
Minha primeira câmera digital
O ano em questao era 2004, apenas 7 anos atrás, eu fazia um curso de design gráfico com uma das matérias principais sendo a fotografia, esbanjava conhecimento entre meus amigos cravando que fotos de tiradas de dia não precisam de flash, ainda achava um absurdo quando via alguem fazendo tal "blasfemia".
Pois bem hoje em dia vejo que na verdade estava mais do que errado, e que na verdade o flash deve ser usado sim, seja de dia ou noite, sol ou nublado, pois desde de que seja regulado corretamente será de grande utilidade melhorando e muito a qualidade final da foto.
Pra chegar nessa conclusão foram anos de leitura e estudo, cliques errados e muitas vezes superexpostos, saber controlar, regular um flash, exige paciência e dedicação do seu tempo, assim como qualquer equipamento novo ele deve ser entendido e testado em diversas ocasiões.
 Se sua câmera é compacta ou semi pro (veja mais sobre esse assunto no artigo "Com qual câmera eu vou?) provavelmente você terá apenas a opção de usar o flash da câmera, pois a maioria ou quase todos os modelos desses dois tipos de câmera não vem com sapata para flashes TTL. 
Isso te deixa te deixa com poucas opções nesse sentido, pois os flash internos das câmeras  tem uma luz muito direcionada (Luz Dura) marcando muitas vezes o assunto ou estourando o mesmo, pior ainda se o flash interno não lhe der a compensação de exposição, que é mais ou menos uma opção de regular a intensidade do mesmo.

Sapata para flashs TT
Compensação de exposição do flash








Em alguns casos o máximo que voce conseguira é desligar o flash o que não vem ao caso já que estamos falando sobre usá-lo.
Os flashes TTL (Trought the Lens, em português, Através da lente), são equipamentos conhecidos por darem mais controle ao usuário, se movendo em diversas direções e ângulos  fazendo que, quem esta fotografando tenha a opção de direcionar mais a luz, fugindo do habitual flash frontal como falamos acima, tudo isso porque seu sistema TTL, faz a medição através da própria lente da câmera ajustando a intensidade de acordo com a luz captada, e de acordo com o zoom utilizado na sua objetiva, a tecnologia TTL, tem revolucionado o mercado de estúdios e ensaios profissionais por sua versatilidade e qualidade, isso faz com que muitos fotógrafos troquem o kit de iluminação de estúdio por flashes TTL.
Flash TTL (Trought the Lens)
Pois bem caros amigos após uma breve introdução nos tipos de flash mais acessíveis a maioria, seguem algumas dicas para melhor aproveitamento do mesmo.
1_ Flashes internos tem limitações muitas vezes irritantes e acabam com a foto, uma boa dica é tentar manter uma certa distancia da pessoa fotografada, para evitar que o flash se engane e deixe a foto superexposta.
2_ Tente montar um difusor na frente do flash para diminuir sua potencia principalmente em fotos a noite, uma folha de sulfite colocada a uns 15 cm do flash pode resolver o problema amenizando muito a luz criada pelo mesmo.
3_ Em flashes TTL seu controle é maior por isso não se limite a usá-lo apenas pra frente, teste diferentes ângulos e perceba que quanto mais apontado pra cima, mais suave será sua luz.
4_ Uma folha de sulfite colocada na cabeça do flash presa com elástico ou fita, dá um ótimo rebatedor caseiro.
5_ Em ambientes fechados procure apontar seu flash de modo que a luz rebata nas paredes, assim poderá evitar sombras muito marcadas atrás das pessoas fotografadas.
Abaixo um exemplo de foto tirada durante o dia com a luz do flash TTL, você perceberá que apesar da modelo estar no meio de várias árvores a luz que se vê é bem uniforme e suave.

A5 Agência de fotografia - Foto Tirada com auxilio de flash TTL
Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente e dê nota abaixo!
Até a próxima e Boas fotos!


5 comentários:

Alguém já teve o flash ttl disparado pela camara digital que está tirando foto ao seu lado? Aconteceu isso comigo. As pilhas descarregaram só pq sempre que alguém com a digital ia clicar perto de mim, disparava meu flash. Pq isso ocorre?

Isso nunca aconteceu comigo Teka, pode ser que o seu esteja configurado pra "Slave" assim talvez se o flash que estiver disparando o seu for da mesma marca, ou uma marca compatível com a câmera.

Teka, se seu flash estiver configurado como escravo ("slave", como disse o Alex) ele pode disparar acionado por um outro flash. Tem que olhar no menu de sua câmera como está configurado - se tiver dúvidas de como verificar isso, olhe o manual, até ter a solução lá, porque isso não é uma configuração de fábrica (ao menos que eu saiba não tem marca que adote configuração "slave" para flash como de fábrica).

Olá Teka,
Para desabilitar esta funçao, mantenha presionado o botao ZOOM de seu flash (canon Speedlite 580EX) e dependendo do modelo vc pode usar ou disco de seleçao ou os pequenos botoes de mais e menos para desabilitar a funçao master/slave. Acredito que vc tlvez nao precise por enquanto destas funçoes.

Postar um comentário