quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Melhore suas Fotos - Fotografia PB

Olá Pessoal! Mais um artigo da série melhore suas fotos hoje falando da eterna fotografia em preto e branco. A muitos anos atrás no nascimento da fotografia, as imagens captadas eram embaçadas ou borradas, quase que impossíveis de entender, vários métodos foram usados e desde o Daguerreótipo até as câmeras digitais de hoje em dia, a intenção sempre foi, e é a mesma: capturar imagens com a mesma perfeição do olho humano. Lá no inicio de tudo eram imagens Preto e Branco que foram evoluindo e ganhando cores, cada vez mais vivas e próximas do real com o passar dos dias, porém mesmo no mundo digital, com máquinas superpoderosas e diversos meios de edição da fotografia, as imagens em Preto e Branco continuam esbanjando charme, drama, fantasia e arte...Talvez devido a influencia de alguns grandes fotógrafos de décadas passadas que mesmo com filmes color a disposição sempre preferiram continuar a captar imagens em PB, e que nem por isso tenham deixado de serem impactantes ou marcantes.
© A5 Agência de fotografias - Estela Santos
A fotografia em PB foi uma escola para esses fotógrafos, e ainda hoje tem força avassaladora em diversos ramos fotográficos.
Eu particularmente amo imagens em PB. Não há porque mentir dizendo que fotografo assim, diretamente em PB, graças ao digital isso, se faz desnecessário, uma vez que fotografando em cores posso editar aquelas que quero para PB, tudo claro com o uso do bom senso. Mas porque Fotografia em Preto e Branco é tão boa assim? Pra mim é simples. Como disse anteriormente PB foi uma escola, e hoje devia ser usado com o mesmo fim, Escola; Um aprendizado para entender o fundamento da fotografia, lembre-se: Foto = Luz, Grafia = Escrita, Fotografia = Escrever com a luz. O PB é importante por isso, é o melhor jeito de se entender as propriedades da luz. Digo isso porque sem a influencia das cores o que vai chamar atenção na fotografia é o assunto, a iluminação. Abaixo então algumas dicas para melhor aproveitamento da fotografia em preto e branco:
1 - Para melhor entender a luz e suas nuances faça algumas fotos diretamente em PB, se possível use algum tipo de iluminação auxiliar, mude ângulos, e intensidade da luz, isso claro sempre mantendo as mesmas configurações na sua câmera, mesma abertura, diafragma e posição da foto.
© Alex Teixeira - Banda Sanfônica de Atibaia - 2011
2 - Apos testar e entender um pouco mais a luz, fotografe em cores, na pós-produção em programas de edição como o Photoshop, dê uma olhada nas separações de canais, Red, Green, Blue; Dê uma verificada em cada um separadamente assim vai ver como cada cor age na sua foto. Mas o que esses canais tem a ver com a fotografia PB? É porque a visualização dos canais em separado é em preto e branco.
© Alex Teixeira - Atibaia 2011
3 - Cuidado com a pós-produção na fotografia PB, é fácil ultrapassar os limites e deixar uma imagem dramática demais sem necessidade apenas aumentando o contraste, por isso faça uso constante do bom senso.
© Alex Teixeira
4 - A não ser que esteja produzindo uma série especifica ou exposição de fotografias em PB, não exagere, no uso delas, assim como o colorido era o diferente no passado o PB é o algo a mais de hoje em dia.
© Alex Teixeira - Paranapiacaba 2011
5 - Escolha bem o laboratório de impressão de suas fotos, não se esqueça de perguntar o tipo de impressão que fazem, se o sistema exige imagens em RGB ou CMYK, cabe a você fazer esse tipo de ajuste.

6 - Mesmo enviando as imagens com o ajuste correto, fique esperto pois alguns lugares tendem a não conseguir um PB puro, puxando sua impressão para um tom magenta ou verde.

Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente!
Até a próxima e Boas fotos!

0 comentários:

Postar um comentário