terça-feira, 4 de outubro de 2011

Filme ou Digital na hora de aprender?


Olá Pessoal! Depois do sucesso que foram os artigos sobre luz e controle da mesma, recebi alguns e-mails de leitores com uma dúvida recorrente; Estavam começando na área da fotografia, e gostariam de aprender técnicas sobre o assunto, alguns também me fizeram aquela velha pergunta, Filme ou Digital? Pois bem esse artigo é pra vocês leitores que não obtiveram uma resposta via mail, a dúvida maior era qual dos dois usar para se aprimorar na fotografia.

Foto: Aninha Rios
  
Pois bem EU PENSO, que se existe o digital não há porque treinar, e praticar com o filme, isso tornará seu aprendizado mais caro e demorado, muitas câmeras digitais vem com diversas funções manuais, assim como as analógicas, mas tem a enorme vantagem da instantaneidade, isso é ótimo pra quem esta começando a se aprofundar mais na fotografia, ver se se esta acertando no momento do clique é o melhor jeito de conseguir corrigir seu erro e ir acertando aos poucos.

Hoje as maquinas de filme são um mistério assim como eram no passado, pois apenas pessoas com uma capacidade técnica mais aguçada trocam o digital pelo filme, principalmente se tratando de câmeras com uso manual, por isso digo se você esta aprendendo a técnica, deixe de lado pelo menos agora o filme e prefira o digital.
Algumas escolas de ensino ainda insistem em dizer aos alunos que é preciso um treinamento com o filme para depois avançarmos ao digital, não estou aqui questionando métodos de ensino de ninguém apenas dando minha opinião que é simples: Se vivemos num mundo tecnológico porque treinar/ensinar com algo analógico?

Exemplos de abertura de diafragma.
As câmeras digitais copiaram todo o sistema das analógicas, diafragma, obturador, ISO, por isso se você tem uma câmera digital com algumas funções manuais tire ela do automático ou daquelas funções pré-definidas e dedique alguns cliques a descobrir, o que cada função faz, o que cada função altera. Para aprender procure seguir as regras de composição mais básicas, e sempre acertar a exposição, fazer isso numa câmera de filme, pode deixar você um tanto frustrado e passar a falsa impressão que de nunca vai aprender, alem de que fará você gastar muito.

Fonte: www.fotocomedia.com

Mas, nunca deixe a sua câmera de filme de lado, aprenda as funções e técnicas no digital e depois desafie-se a aplica-las no filme, assim você terá certeza que absorveu o conhecimento e pratica que teve no digital, e poderá usar o filme em fotos mais artísticas ou como um trunfo para outros tipos de trabalho principalmente relacionados a retratos.

Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos e

comente clicando abaixo ou também deixando sua nota.
Até a próxima!

2 comentários:

Eu acredito que o digital facilita bastante o ensino, pois proporciona uma percepção do acerto/erro imediata, através do monitor da câmera. Além de ser muito mais econômico, como foi dito, pois você não vai perder negativos com experiências.

Por outro lado, quando vou dar aulas, levo sempre comigo alguns modelos de câmera de filme, pois apenas com eles, posso mostrar o funcionamento interno do equipamento. Quem até hoje só pegou em câmera digital, nunca viu ao vivo o funcionamento da cortina do obturador.

Nesse ponto vc tem mta razão Cid, pois as cameras digitais nao tem como serem desmontadas para mostrar o mecanismo pra que esta no inicio do aprendizado!

Postar um comentário