domingo, 16 de outubro de 2011

Fotografia - Espaço para todos?

Olá Pessoal! Aqui estamos novamente para falarmos sobre fotografia e seus infinitos assuntos! Hoje vamos falar um pouco sobre o mercado de fotografia. 
Há muitos anos quando comecei a me integrar mais no mundo da fotografia, quando ainda trabalhava mais com edição e restaurações de imagens, fui convidado para fotografar um casamento, meu primeiro. As pretensões eram ousadas, eu seria um "intruso" na cerimonia, fotografando com equipamento profissional emprestado, disputando espaço com os profissionais contratados para fazer a cobertura do evento, dois fotógrafos e um cinegrafista. O resultado não poderia ser pior, foi uma disputa por espaço, cada clique que era atrapalhado por eles era perdido, eu procurava não atrapalhar sempre me posicionando em lugares menos favoráveis, sem ainda entender que a minha simples presença já os atrapalhava, a todo momento oportuno era enchido de perguntas sobre de onde vim, pra quem trabalhava, que não poderia estar ali e blá blá blá.
Hoje cinco, quase seis anos depois, entendo o lado dos fotógrafos da ocasião, apenas me pergunto se faria o mesmo em um evento no qual fosse contratado para fotografar. Digo isso pelo mesmo motivo que venho aqui escrever algumas linhas pra vocês, dando dicas e ensinamentos que tive no meu dia-a-dia, Porque confio no meu trabalho.
Talvez um fotografo iniciante possa ser contratado posteriormente a mim para a cobertura de evento, acontece que se já passei por isso um dia, não há porque massacrar o iniciante, maltrata-lo como alguns fazem por ai, e agem como se nunca tivessem sido iniciantes um dia. A fotografia abre sim espaço para todos, demonstrar insegurança diante de alguém com menos experiência do que você, apenas vai fazer com que ele haja com mais confiança, irá sair por ai contando vantagem que "acabou com você" no evento e provavelmente ira fazer fotos melhores, pois enquanto ele lutava para demonstrar serviço, você do outro lado, ira perder momentos cruciais se lutar para atrapalha-lo.
O que estou tentando dizer? 
Se você tem confiança no seu trabalho, não fique tentando queimar os outros.
Confiar no seu trabalho é a melhor maneira de faze-lo de forma plena, confiar no seu trabalho é acreditar que no que faz, é acreditar que você oferece o melhor para o cliente que lhe procura, simples assim. Vejo muitos fotógrafos reclamando que iniciantes cobram muito pouco por ai, e estão roubando o mercado, acho isso uma tremenda mentira. Não existe uma tabela definida, um padrão no mercado da fotografia, na hora de cobrar um serviço cada um cobra aquilo que acha que vale, ninguém quer fazer nada de graça pra ninguém, apenas quer aquilo que pensa ser correto. Uns tem cursos, equipamentos, investimentos feitos, e assim como em qualquer outro lugar vão querer repassar o valor de todo esse pacote para o cliente, que não compram apenas fotos e sim o registro de um momento especial; da mesma forma que existem iniciantes que não fizeram investimento nenhum, precisam de experiencia e por isso aceitam a primeira oferta dada pelo cliente, cliente esse que sabe o risco que esta correndo, pagando pouco, por um serviço com menos qualidade e que pode não ser satisfatório.
Por isso digo mais uma vez sim, que há espaço pra todos, se você é experiente, e cobra mais, vai ficar com os clientes que se preocupam com isso, se você é iniciante e cobra menos, vai ficar com clientes mais preocupados com preço do que com qualidade, o que lhe da experiencia mas não serve muito de parâmetro, já que ele provavelmente, deve ser menos exigente.
Por isso basta se preocupar apenas com seu trabalho, confiar nele, sempre se ligando nas novidades do mercado, naquilo é novo e no que é ultrapassado, assim você manterá seu espaço que lutou tanto pra conquistar sendo uma referencia para os outros, apenas lembre-se que sem um bom trabalho constante ninguém é melhor que ninguém! 

Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente!
Até a próxima e Boas fotos!

1 comentários:

Postar um comentário