terça-feira, 6 de setembro de 2011

Com qual camera eu vou?

Outro dia em conversa com uma amiga que também gosta bastante de fotografia, minha aluna de Photoshop, ela me disse que queria porque queria comprar uma câmera nova, no caso uma DSLR que significa (Digital single lens reflex), isso porque ela já dispunha de um bom equipamento, o que muitos por ai chamam de Semi-Pro, dado ao tamanho que não é tão robusto quanto o de uma DSLR e com bem mais recursos do que uma compacta de bolso.
Na ocasião preferi não interferir muito  que aquilo era um desejo que ela tinha a muito tempo; passado alguns dias em outra aula ela me perguntou se ajudaria ela a escolher o modelo que ela investiria mais a frente, então sem poder resistir, perguntei:
"Mas para que você precisa de uma câmera dessas? A resposta foi a que eu esperava:
"Para melhorar minhas fotos".
Você provavelmente deve ter concordado com a resposta, eu também não discordo...EM PARTES...sim vamos a elas:

Compactas, praticidade, leveza e descrição
Ao lado um modelo comum de câmera digital compacta, essas ainda são e acredito que serão as mais vendidas durante muito anos, elas estão cada vez menores no tamanho, e melhor na qualidade, algumas vem com diversas funções manuais, velocidade, abertura, identificação de sorrisos, fotos com filtro de pele entre outros recursos não tão úteis assim. São muito discretas e são perfeitas para pessoas que querem apenas "registrar os momentos" de forma mais prática e rápida, pois geralmente são bem intuitivas no uso.

As "semi-pro" são pra você que quer ter controle maior
Uma das diferenças maiores das "Semi" para as compactas, está em geral nas lentes e nos controles manuais, que vem com mais opções, isso não é uma regra, mas quem tem uma "semi", geralmente não quer embarcar no "caro" mundo das DSLR, ou não se sente totalmente confiante para isso. As "semi" são ótimas cameras, pois quase sempre tem uma boa cobertura de angulo com suas lentes, e não deixam a desejar nas imagens captadas, nem nos vídeos que em alguns casos podem ser feito em HD.


DSLR, qualidade, tamanho, preços altos, mas
controle total, geralmente usada por fotógrafos
que realmente dependem da fotografia
 O "monstro" do mundo fotográfico, faz jus a seu apelido pelo tamanho, qualidade e preços que ela oferece, quem quer uma dessas precisa saber um pouco mais de fotografia, ou pode se perder nas diversas funções que ela oferece, geralmente um controle manual total e absoluto da cena, sem contar os diversos acessórios necessários que custam quase o valor do corpo da câmera. Quem compra uma dessas  tem de estar ciente que esse não será o seu ultimo gasto, por isso ela carrega o status de "câmera de profissionais.


Cada uma a seu jeito, seu gosto, você na hora da compra, olhara para uma e dirá é essa que eu quero, certo, dado um tempo depois, verá outra e comprará e assim sucessivamente, mas aqui vai um conselho, nem sempre uma boa câmera resolvera o seu problema, nem sempre a câmera mais cara te dará uma "foto premiada".
Se fosse por isso, as "semi" e as compactas estariam defasadas do mercado, ninguém iria querer, só existiria espaço para as robustas DSLR, seria quase que uma volta ao começo da era fotográfica, onde só os de posses maiores teriam acesso, enfim o que você precisa ter em mente, é que você quer com a câmera? 
Se for pra registrar um aniversário, festas no geral (como convidado), tirar uma foto do filho recém nascido, vá sem medo direto numa compacta, perfeita pra você super prática e de fácil manuseio para toda a família, basta apontar e clicar e ainda sim brincar um pouco com os controles manuais que ela ela oferecer.
Caso você seja uma pessoa que quer um tipo de fotografia mais artística, com mais funções e com qualidade "comparável" as DSLR, você precisa de uma semi-pro, essa seria só pra você, que causaria mais impacto para outras pessoas que geralmente se intimidam com uma câmera maior com medo de danifica-las, por isso costumo dizer que essa é uma "câmera individual".
Aqui o bicho pega, você pode ficar fascinado com as DSLR, mas eu mesmo tenho uma e sinto muita falta de ter uma compacta de bolso pra sair fotografando tudo o que vejo, coisa que não dá pra fazer com a minha, devido ao tamanho e valor nela investido.
Comprei porque faço cobertura de eventos como vocês sabem, e mesmo assim ainda preciso complementar meu kit, perguntem a qualquer fotógrafo, eles estão sempre comprando alguma coisa, em geral porque as DSLR pedem isso, uma lente nova, bateria reserva, flash externos, filtros polarizadores e por aí vai, no fim o corpo da câmera é o mais barato (sim acredite) porém um mero detalhe. Eu mesmo já conheci gente que diz que fotografa casamentos com uma câmera compacta, isso pra mim não é versatilidade e sim coragem! 
Espero que tenha ajudado a vocês a decidir melhor na hora da compra, afinal eu já passei por isso e sei como, ver tantas opções e não saber qual querer, marca, MP, essas coisas ficam por ultimo no fim, o que você tem de saber é o que você quer e pra que você quer. Pra finalizar esse artigo, uma desafio pra vocês, pra provar que tamanho nem sempre reflete qualidade abaixo vão três fotos, tiradas uma com cada tipo de camera, voce pode dizer qual foto é de qual tipo de camera? DSLR, Semi ou Compacta?




Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos e
comente clicando abaixo ou também deixando sua nota.
Até a próxima e boas fotos!

3 comentários:

As três fotos foram tiradas com máquinas compactas, e das ruinzinhas.

Postar um comentário