sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Brincando com a Luz - Parte 02


Olá pessoal estamos de volta com mais um artigo da série
Melhore suas fotos.
Para melhor intendimento desse artigo leia esse o artigo:

Como no artigo anterior falamos sobre Luz Natural e suas qualidades mais a especificamente a Luz Dura, vamos falar sobre Luz Difusa, vamos em poucas palavras entender e contornar os defeitos de iluminação.
A luz difusa é mais usada em fotografias com pouco contraste que não queiram passar um tom dramático, como retratos de bebês e crianças por ex. como estamos falando de luz natural, facilmente se consegue uma luz difusa em dias nublados ou na parte da manhã (até 10:30hs) e no final da tarde (depois de 15:30hs), isso mesmo em dias ensolarados, pois o nesse horário o Sol não está tão alto nos dando uma luz mais lateral e baixa.
Veja na imagem abaixo

O desenho mostra os melhores horários para fotografar no caso
tente fazê-lo no horários fora da seta.
Mas e quando é imprescindível fotografar no "horário incorreto"? Que é quando a luz do sol (Em dias abertos) será bem durá e forte? Como contornar? Simples, basta usar (fazer) a luz difusa. Esse tipo de luz será mais suave, marcando menos contornos de rosto de uma pessoa por exemplo fazendo com a "linha" entre claro e escuro, sombra e luz seja mais suave. Vejamos a foto abaixo:

Essa foto foi tirada no mesmo ambiente da foto do primeiro artigo
porém apresenta uma luz difusa, e não dura como na anterior.
Notou a diferença, a "linha" entre a luz e sombra ainda esta aí porém bem menos marcada como disse anteriormente, como fiz isso? Como disse anteriormente, Simples, bastou tirar a intensidade da luz colocando um pano branco na frente, no caso como era uma janela, bastou fechar a cortina que era branca, pronto, resolvido o problema detectado logo no inicio do ensaio, foi possível tirar várias fotos sem a interferência de uma luz indesejada (exceto quando usada propositalmente), mas como fazer isso num ambiente aberto? Como diminuir a luz mais forte do universo? Impossível claro, porém você usá-la a seu favor, com um acessório útil tanto em fotografias com luz natural ou artificial, o rebatedor.
Como deve ter visto na imagem, não existe um padrão de formato, cor ou tamanho para o acessório, você define aquilo que precisa, geralmente o uso mais comum é nas cores branco dourado e prata, mas isso já com relação a tamanho e formato vai de acordo com o que você precisa mesmo, uma foto tirada de corpo inteiro de uma modelo em um campo aberto por exemplo seria melhor tirada com a ajuda de um rebatedor que fosse praticamente do mesmo tamanho da pessoa, já um retrato de frente a uma janela é necessário apenas um rebatedor menor isso claro se sua foto também não for de corpo inteiro, veja abaixo um ótimo vídeo sobre como usar melhor o rebatedor (em Inglês):



No próximo artigo entenderemos um pouco mais sobre luz artificial e alguns acessórios básicos para implementação de iluminação como o softbox, mostrarei também o resultado do teste feito com o softbox caseiro que fiz como citado no artigo "Fazendo seu softbox Caseiro"

Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos comente 

clicando abaixo ou também deixando sua nota.
Até a próxima e boas fotos!

0 comentários:

Postar um comentário