segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Brincando com a Luz - Parte 01


Depois de dar uma ideia geral a todos sobre como se comportar melhor na hora de tirar fotos, no geral, agora para se aprofundar mais um pouco em cada tema vou postar sobre eles em separado, e começaremos falando sobre iluminação.
Basicamente a Luz pode ser de dois tipos, Natural (Sol) ou Artificial (Flash, Softbox, Lâmpadas etc.); Cabe a você fotógrafo saber como lidar com cada uma e quando usar uma para compensar a outra, isso claro vai variar de fotografia para fotografia, sendo ela, retrato, still de produtos, natureza, macro enfim tudo depende do que você quer e também da hora que você quer.
Para ser mais direto, não adianta apenas que você leia e diga que entendeu, é preciso experimentar todas as ocasiões para se ter o domínio da câmera, não vamos falar sobre funções básicas da câmera aqui, afinal, tudo o que você pode e quer saber sobre ela está no manual, o que quero é passar uma forma mais simples de entender aquilo que muita gente acha complicado.
A Luz Natural nada mais é do que a fonte de luz do universo, o Sol, mas sua intensidade pode variar de dia pra dia, por isso não se de satisfeito em "testar sua câmera" apenas um dia, em um único clima, esteja atento as suas mudanças para que possa aproveitar a oportunidade. Em dias ensolarados e de céu limpo a luz do sol criará uma luz dura no assunto ou pessoa a ser fotografada, marcando por ex em uma pessoa nariz, olhos e bochechas com uma sombra ou uma luz excessiva, que fará em alguns casos que o contorno do rosto da pessoa se perca, veja o ex abaixo:
Foto Tirada ao lado de uma janela em dia
de sol forte, sem uso do flash

Repare bem como a textura da pele do bebê a sua direita foi perdida devido ao excesso de luz apenas de uma lado, compare com o outro lado do rosto e veja que a luz que entrava pela janela marcou quase que como uma linha entre claro e "cinza".
Para driblarmos esse tipo de situação, não é necessário ser profissional nem tem uma super camera, (ate porque até elas nesse caso falhariam). Procure evitar esse tipo de situação atentando-se a intensidade da luz rebatida na pessoa ou assunto, a menos que já tenha um bom domínio ou queira fazer algum outro tipo de efeito é recomendável manter de costas para a luz, com seu assunto de frente virado para ela, isso claro ficando de olho também no ângulo em que ela vem, pois também afetará as sombras de um modo diferente.






Não perca o próximo post onde falaremos sobre Luz Difusa, e também como "fazê-la".
Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos clicando lá em cima, ou comente clicando abaixo ou também deixando sua nota.

Até a próxima!



2 comentários:

Meu caro me desculpe exemplo da foto acima não se caracteriza por fonte luz dura e sim média. A luz dura se caracteriza pela ação direta de uma fonte natural ou artificial, sobre o assunto e não é o caso neste post.

Obrigado, críticas tbm são bem vindas!

Postar um comentário