segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Melhore suas fotos - Parte 01



Ótimo o modelo está pronto, tudo está como você deseja, câmera, iluminação, fundo, ou no caso de festas, todos reunidos, um vai um pouco pra outro um tanto pra cá, é hora do clique...Mas espere...Será que não jeito de melhorar aquilo que você considera perfeito? Que tal considerar as dicas abaixo e nos próximos posts para aperfeiçoar suas fotos? Lembre-se a repetição traz a perfeição, treine, clique, compartilhe com todos como você enxerga cada momento, isso também é fotografia.

1. FOCO NO SEU ASSUNTO: Toda foto tem uma intenção, um assunto, com todas as suas não será diferente, procure mostrar aquilo o que quer mostrar sem se preocupar com o fundo, isso é claro excluindo fotos de paisagens. Procure preencher a foto ao máximo com o assunto fotografado, para obter melhores resultados, ao fotografar uma pessoa de frente a uma estátua, paisagem ou monumento, deixe à pessoa no máximo a dois metros de distância da câmera assim a pessoa não ficara longe e seu plano de fundo também.

2. PROCURE O MELHOR ÂNGULO: Não tire fotos de um só ângulo, procure variar para que você possa ter uma variedade maior da mesma foto, abaixe-se suba em cadeira se preciso, apenas não se esqueça que a câmera a menos que esteja num tripé é totalmente portátil.

3. ILUMINAÇÃO X ÂNGULO: Somada a procura de um novo ângulo está agregada a dificuldade com a iluminação, dependendo do ponto que se clica a foto, rostos de pessoas podem ficar claro ou escuro demais, a maioria das câmeras digitais mais comuns, se confundem em sua leitura de iluminação se a foto é batida em frente a uma janela por exemplo, se isso é feito de dia devido a luz que vem de fora, a foto poderá sair sub exposta ou clara somente na área da janela, já para fotos noturnas na mesma situação, a câmera poderá emitir um flash muito forte, devido a falta de luz no lado de fora, o que pode causar um “estouro” do flash em regiões indesejadas (no caso de pessoas, principalmente testa e bochechas). Esteja atento a iluminação pois esse é um fator fundamental para uma boa foto.

4. ELIMINE A POLUIÇÃO: Esteja atento a objetos e pessoas indesejadas na sua foto, fios, lugares bagunçados, postes, e uma serie de “inconveniências” devem ser evitados, procure eliminar isso da sua foto.

5. AJUSTE O ASSUNTO OU AJUSTE-SE A ELE: Para uma boa foto, procure definir bem aquilo que quer dela, a posição do assunto e a sua posição com relação a ele, mexa-se a câmera é perfeitamente portátil, procure aquilo que lhe agrade, nunca fotografe somente por querem que você fotografe, é importante sentir a imagem, enxergá-la a sua forma, não importa o que irão dizer, o que importa é a foto estar boa primeiramente para você.

Como pode ter percebido para seguir uma dica, naturalmente você terá de seguir a outra também, por isso fotografe o quanto puder, procure ao menos bater uma por dia para manter uma sequencia de treinamento, mas procure fazer disso uma diversão. Nos próximos posts: Tire melhores fotos: Parte dois

0 comentários:

Postar um comentário