sexta-feira, 26 de junho de 2009

Restauração pt05 - Colorização

Na demonstração de hoje uma verdadeira obra de paciência! Como pode se perceber ao longo dessas dicas sobre restaurações demonstrei primeiro coisas simples (mesmo que superficialmente), maneiras de conseguir um belo resultado ao final de uma restauração de imagem antiga, nessa última demo, serão usados todos os passos anteriores, por isso mãos a obra!


A primeira coisa a se fazer e transformar a foto sépia em PB, isso facilita o trabalho pois na hora de pegar pesado mesmo a "ausência" de cores vai ajudar. Comece jogando o filtro de "Poeiras e Rabiscos" (Dust & Scratches) encontrado em "Filtro-Ruído-Poeiras e Rabiscos", você perceberá que pequenos pontos e rabiscos sumirão, tome cuidado com esse filtro se usado em excesso, você irá tirar não coisas indesejadas como também a expressão dos rostos ou linhas importantes para a compos
ição da foto.
Feito isso, alterne seu trabalho com Carimbo e Band-aid, sempre aumentando e diminuindo o tamanho de acordo com a área a ser restaurada, depois de muito trabalho o resultado poderá ser este:


Agora vem mais diversão, a colorização é trabalhosa mas se feita com capricho pode alcançar resultados impressionantes, antes de tudo anote num papel as cores que deseja aplicar, comece sempre do fundo pra frente, pois como já citado anteriormente a cor da pele é um processo mais complicado. Altere o céu, a grama, as folhas, criando uma camada para cada item (isso durante toda a colorização, faça sua seleção e a
perte CRTL+J para criar uma camada com a área selecionada) somente daí parta mas as camisas, meias, os shorts, enfim as roupas, e por último as pessoas.
Selecione rosto e pescoço primeiro, para esse tipo de trabalho uso a ferramenta Laço poligonal, com difusão de 1 pixel, segure SHIFT para acrescentar áreas a sua seleção e ALT para diminuir, use esse último para excluir da seleção bocas e olhos.
Após concluir a etapa dos rostos lembre-se que os cor
pos ainda continuam PB, a dica é a seguinte, pessoas em comum nunca tem a mesma cor do rosto em seus membros, até entre eles a uma certa diferença, por isso é melhor que essa ultima parte da colorização seja feita de forma separada, pois na maioria dos casos, a cor que poderá ficar boa na perna de uma pessoa poderá ser demais para o rosto da mesma.
Depois de muito trabalho o resultado poderá ser este:


Espero que tenham curtido minhas pequenas dicas sobre esse tipo de trabalho que cada vez mais vem sendo procurado em lojas de fotografia! Um trabalho que é demorado mas muito recompensador tanto pra quem pede quanto pra quem executa!

2 comentários:

=O

Isso sim que é trabalho!

Trabalho, paciência e perícia!

Postar um comentário