Para pessoas que usam câmeras digitais comuns, mesmo aquelas com boas funções automáticas, geralmente não conseguem fotos marcantes, talvez devido a complexidade de alguns recursos, ou pela velha e não tão boa do usuário de não ler o Manual de instruções do produto. Por isso vamos continuar com mais dicas pra você chegar mais perto da perfeição fotográfica.
6. SEGURE A CÂMERA COM FIRMEZA: Fotos tremidas, e desfocadas são muito comuns algumas câmeras mais novas já vêm com a função geralmente chamada de “Fotos de Esporte”, mas como é de se esperar essa função nem sempre atende a necessidade daquele que fotografa, causando fotos com sombras indesejadas e duplicidade de mãos ou pés dependendo da foto, para tentar eliminar esse problema procure segurar bem a câmera com duas mãos, e com os pés firmes, na hora do clique procure apertar suavemente o botão, para evitar esse problema, que provavelmente ocorrerá em fotos clicadas à noite, pois de dia devido à rápida abertura do diafragma esse problema será mais difícil de ocorrer. Caso não consiga manter a câmera estável para uma boa foto a apoie num tripé, ou encoste-se a uma parede se possível, numa arvore, mobília etc.
7. SAIBA QUANDO USAR O FLASH: O uso do flash automático é um vicio que vem junto com a tecnologia mais avançada das câmeras digitais, poucos são aqueles que se arriscam a desligar o flash, ou mudar o tipo de flash, para tentar conseguir fotos melhores, isso talvez se deva a falta de conhecimento das funções do produto por não lerem o MdI, faça diferente, tire alguns minutos de seu dia para ler o manual, mas você não é obrigado a fazer isso de uma vez, leia por capítulos ou temas, por exemplo, “Como tirar fotos em movimento” ou “Como evitar os olhos vermelhos em sua foto”, assim você adquira um conhecimento gradativo e não precisara empenhar muito tempo pra isso, ao ler o manual e conhecer os diferentes tipos de flash e funções disponíveis em sua câmera você criara coragem para arriscar mais e percebera como com o tempo conseguira saber onde e quando usar cada tipo de flash.
8. USE LUZ NATURAL: Como dito na dica acima, com o uso e a leitura do manual de instruções do produto, você saberá a hora e o local exato de tirar uma foto com o flash ligado ou desligado, mas isso não implica também que você e obrigado a tirar fotos sem flash de dia ou com flash à noite. Invente experimente, brinque, você vai conseguir resultados fantásticos com o passar do tempo.
9. NÃO DIGA XIS, PASSARINHO ETC: Muitas pessoas, só tiram fotos de pessoas quando elas estão olhando para a câmera, mas repare a maioria de fotos de casamento, publicidade ou jornalísticas os fotografados não estão olhando para a lente da câmera, ou seja, eles são fotografados em sua naturalidade, em uma festa de sua família tente fazer isso também, antes de todos começarem a posar para a sessão de fotos de família tire fotos de todos distraídos, os resultados serão mais vivos e atrativos.
10. EVITE O EFEITO DE CENTRO DO ALVO: Não há nada errado em colocar o objeto no centro exato do quadro, mas também não há nada particularmente interessante nisso. Em termos de composição, realmente é mais agradável colocar o objeto fora do centro do que no meio da foto. Estamos nos referindo à Regra de terços, uma consagrada técnica de composição. É assim que funciona: Em sua mente, divida a área da foto em terços verticais e horizontais (como uma grade de jogo-da-velha). Em vez de colocar o objeto exatamente no centro da grade, tente colocá-lo em uma das quatro linhas para criar uma foto mais interessante. Por exemplo, você pode alinhar um objeto humano na linha A ou na linha B. Na foto de uma paisagem, pode tentar alinhar as montanhas ou o horizonte na linha 1 ou na linha 2. Use a Regra de terços para criar uma foto com um sentido mais acentuado de escala ou proporção.
0 comentários:
Postar um comentário