7 dicas para transformar seu hobby em negócio

Como sair do amadorismo sem perder o foco?

Fotografando aniversários

Pequenas dicas para se dar bem nesse tipo de evento social!

Descubra se essa pequena maravilha vale o investimento!

Dicas de como lidar com a famosa e poderosa "50entinha"

Quais são os limites das lentes do kit?

Saiba mais sobre essas pequenas gracinhas, que apesar de simples conseguem resultados fantásticos!

Participe do Grupo Blog ATF no Flickr!

Compartilhe suas fotos, divida conhecimentos, mostre suas experiências

sábado, 28 de abril de 2012

Resumão! Wedding Brasil 2012

Olá Pessoal! Hoje um artigo mais que especial pra vocês! Vamos falar hoje sobre o que foi o congresso de fotografia Wedding Brasil 2012! Sim! Eu estive lá representando o Resumo fotográfico e o Blog ATF.

O que posso lhes dizer de antemão é simples, o congresso mal se foi e já vai deixar saudades, foram três dias de palestras, palestras e mais palestras sobre os mais diversos assuntos, não só a fotografia de casamento que foi o tema principal, mas tudo aquilo que a envolve, negociação, direção dos noivos, técnicas de marketing, vídeos, técnicas de iluminação, fotografia de família, gestante e muita, muita inspiração! Com certeza quem esteve por lá para acompanhar as mais de 30 horas de palestras deve ter saído zonzo, de tanta informação de qualidade, oferecida pelos mais feras da fotografia na atualidade.

O congresso começou em altíssimo nível no auditório principal do memorial da América Latina, com a contagiante Márcia Charnizon, com a palestra "RotinaXInspiração, ela definitivamente nos mostrou que o evento seria de tirar o fôlego. Com muita improvisação e criatividade Márcia Charnizon mostrou aos presentes, que fotografia de casamento vem de idéias e que essas idéias não precisam ser usadas pra sempre, Bom humor, e atividade foram ótimas pedidas pra palestra que abria o congresso.
 No núcleo de tecnologia, quase que sem deixar a mente descansar, Lauro Maeda já nos esperava para outra palestra de encher olhos e ouvidos, falando sobre iluminação, mostrou que muitas vezes fugir do comum faz toda a diferença.
Fotografia: Alex Teixeira
Palestra: Márcia Charnizon
Fotografia: Alex Teixeira
Palestra: Márcia Charnizon
O mais dificil no congresso não era se inspirar ou gostar das palestras, o mais difcil era escolher apenas uma, ja que muitas vezes enquanto assitia uma no auditório principal, no núcleo de tecnologia passavam duas ou até três dependendo do horário. As palestras do auditório principal chegavam em seu máximo a durar 2 horas, enquanto que as do NT, eram de apenas 45 minutos, o que nos deixava sempre com gostinho de quero mais!
Fotografia: Alex Teixeira
Márcia Charnizon
Fotografia: Alex Teixeira
Palestra: Lauro Maeda
 No primeiro dia ainda no auditório principal, subiram muitos feras, dentre eles destaques para Anna Quast que deu uma verdadeira aula sobre os mundos dos negócios e logo após Vinícius Matos falando sobre criatividade.

Sem perder o estrelismo e qualidade, no núcleo de tecnologia, destaque para Marco Costa falando do tão comentado Ensaio pré-casamento, Erika Verginelli falando sobre fotografia de família, e Henrique Ribas dando altas dicas sobre o fluxo de trabalho e organização do fotografo profissional.
Fotografia: Alex Teixeira
Palestra: Anna Quast
Fotografia: Alex Teixeira
Debate com novas promessas da fotografia
Sem perder o fôlego, o segundo dia trouxe logo de cara o animadíssimo David Beckstead, nos ensinando a aprender com os erros,  no Palco principal principal ainda foi dia de mais dois "gringos" com Dane Sanders que mostrou os melhores caminhos para o negociação com o seu cliente. Yervant então, tomou conta do palco, dando dicas para o Fashion Wedding. No NT destaque para Fernanda Sanchez, mostrando os segredos da fotografia de recém-nascidos, Clício Barroso apresentando a versão mais nova do Lightroom e Daniel Torraca com dicas sobre vídeos com cameras DSLR.
Fotografia: Alex Teixeira
Palestra: Dane Sanders
Fotografia: Alex Teixeira
Palestra: David Backstead
Fotografia: Alex Teixeira
Palestra: Yervant
O terceiro e último dia começou em grande estilo com Cliff Mautner e um show de iluminação, O mexicano Daniel Aguilar fez uma palestra emocionante falando sobre diferenciação e simplicidade na fotografia de casamento, encantou a todos e não conteve as lágrimas no final da palestra ao confundir a historia de sua vida com a sua fotografia. Pra finalizar no palco principal, Fábio Laub nos contou segredos de 15 anos de carreira. Os destaques do Núcleo de Fotografia ficam por conta de Kaká Rodrigues nos ensinando a manter as contas nos eixos, e Robison Muniz nos mostrou mais um pouco da importância de uma boa direção dos noivos.
Fotografia: Alex Teixeira
Palestra: Daniel Aguilar 
Fotografia: Alex Teixeira
Ainda dá tempo de falar dos estandes das encadernadoras, DigiPix, Indimagem, e Quality. Dois estandes ca Canon davam auxílio aos visitantes e também mostravam as melhores cameras e lentes da marca. Isso sem falar nos diversos estandes tecnológicos mostrando inovação aos curiosos atentos.
Fotografia: Alex Teixeira 
Fotografia: Alex Teixeira
Como único ponto negativo fica a acústica do Núcleo de tecnologia, que dependendo da hora era quase impossível de ouvir os palestrantes, devido ao borborinho do salão, e também eram muitos interessados para poucas cadeiras, claro que era impossível de sentar todos por ali, mas acho que o espaço poderia ser um melhor organizado, mas nada grave, afinal com tanto assunto bom pra ver e ouvir, era dificil se atentar a essas coisas. 



Esse ano foi de firmamento do Wedding Brasil como o evento de fotografia de casamento mais importante da america latina, foram três dias de workshops, mais outros três de congressos, o que torna praticamente uma obrigação para o profissional do ramo estar no Wedding Brasil 2013. Pra finalizar e deixar vocês com uma pontinha de inveja, uma foto minha com um dos mais feras dos EUA, nada mais nada menos que David Beckstead!
David Beckstead e Alex Teixeira



Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente

Até a próxima e Boas Fotos!

domingo, 22 de abril de 2012

Os Limites da "lente do kit".

Olá Pessoal! depois algum tempo sem postar, seja por falta de tempo ou por falta de inspiração, hora de abordarmos um assunto pouco falado por aí afora. Muitos artigos falam sobre as vantagens da compra de uma câmera profissional DSLR, porém poucos avisam que esse é apenas o inicio de uma série gastos, principalmente para aqueles que tendem a seguir carreira na fotografia. Com o intuito de ajudar aqueles que estão ou passarão futuramente por esse "drama", esse artigo falará um pouco sobre a famosa "Lente do Kit 18-55mm". Muitas coisas são possíveis com essa pequena pecinha, que vai ajudar você a se descobrir, a entender melhor sua câmera nova.
Diversas são as perspectivas para essa lente, que por incrível que pareça, é muito mais útil do que parece e muito mais subestimada do que deveria.

A lente

Conhecida como "lente do Kit" a 18-55mm é quase unanimidade nas câmeras DSLR atuais, sejam elas mais simples ou mais sofisticadas. Pode ser classificada como uma grande-angular / zoom; Zoom esse equivalente a 3x numa câmera de bolso por ex. Ela vem com estabilizador de imagem, que é ótimo, para as pessoas que ainda estão se acostumando o peso na nova câmera, pois assim a tendencia de uma foto sair tremida por balançar a câmera na hora do aperto do botão é menor. Seu foto automático é rápido na maioria das vezes, pois como não chega a grandes distancias, mesmo no foco manual não é difícil fotografar mesmo em situações que exigem um pouco mais de destreza.

No dia-a-dia

Ótima, uma boa opção para ser deixada sempre em sua câmera, visto que não a deixa robusta como seria com uma tele-objetiva por exemplo, com a lente do kit você estará apto a registrar qualquer coisa a qualquer hora do dia, inclusive levando ela consigo para onde for.

Fotografia: Alex Teixeira - Lente 18-55mm

Retratos

Complementando a opção acima, essa lente é ótima pra retratos, apenas evite usá-la em 18-mm prefira sempre manter o zoom entre 35mm e 50mm afim de evitar a deformação do rosto da pessoa, pela grande angular da câmera. Procure brincar com os parentes e animais domésticos treinando principalmente usar o foco manual.
Fotografia: Alex Teixeira - Lente 18-55mm
Esportes

Esqueça, aqui é um nicho onde com essa lente você irá apenas "registrar" mas não "participar" do evento em si, fotografia de esportes em geral, é preciso estar dentro do ocorrido mesmo sem estar, tele-objetivas aqui são essenciais para uma cobertura com mais qualidade, e a lente do kit nesse caso, fica muito atrás.

Natureza

Nesse nicho irá variar um pouco, você quer paisagens? Nesse caso a lente do kit não vai te deixar não mão, visto que você precisa de amplitude e nitidez, com essa lente terá ótimas imagens, mas...Se o que quer é, fotografar pássaros selvagens dentre outros animais silvestres, você também precisara de uma tele-objetiva, pois aqui a distancia será fundamental para não afugentar os bichinhos e garantir uma boa foto.

Efeito Bokeh

Aquele efeito de segundo plano completamente desfocado, é possível ser feito com louvor com a lente do kit, será preciso apenas um pouco mais de atenção, levando em consideração que a abertura da lente 18-55m do kit é de apenas 3.5~5.6, comparadas as lentes de 50mm 1.4 ou 1.8 mais comumente usadas para alcançarem esse efeito de desfoque. O imprescindível nesse caso é buscar um angulo onde o primeiro plano tem uma cor diferente do segundo plano.
Fotografia: Alex Teixeira - Lente 18-55mm
Eventos festivos

Em aniversários ou casamentos, a unanimidade dos fotógrafos que fazem esse tipo de cobertura é uma lente de 24-70mm com abertura de 2.8. Mas a lente do kit, ganha quando é necessario uma amplitude maior de captação da cena, os noivos no altar, ou a hora do parabéns, são aqueles momentos onde é preciso ter uma cobertura maior do que acontece ao redor do assunto principal, sejam os noivos ou aniversariante.
Fotografia: Alex Teixeira - Lente 18-55mm

Como vimos muitas são as possibilidades da lente do kit, ela não é das melhores mas resolve em muitas situações corriqueiras ou até em algumas de mais responsabilidade como casamentos, o que importa é que é uma ótima lente para quem está conhecendo a câmera que acabou de comprar, e também muito boa para compor o pacote de um fotografo bem prevenido e que goste de imagens de qualidade.


Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos ou comente

Até a próxima e Boas Fotos!