7 dicas para transformar seu hobby em negócio

Como sair do amadorismo sem perder o foco?

Fotografando aniversários

Pequenas dicas para se dar bem nesse tipo de evento social!

Descubra se essa pequena maravilha vale o investimento!

Dicas de como lidar com a famosa e poderosa "50entinha"

Quais são os limites das lentes do kit?

Saiba mais sobre essas pequenas gracinhas, que apesar de simples conseguem resultados fantásticos!

Participe do Grupo Blog ATF no Flickr!

Compartilhe suas fotos, divida conhecimentos, mostre suas experiências

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Fazendo seu Soft Box caseiro

Olá pessoal como estão?
Ontem depois de muito tempo consegui colocar em prática um projeto antigo que eu tinha de  montar um softbox caseiro afim de ter o mesmo resultado de de um profissional (ou o mais próximo possível) e claro, economia.
Falaremos mais sobre as qualidades, vantagens e necessidades do softbox num artigo futuro, Brincando com a Luz - Parte 03.
O que foi necessário para a montagem dele? Simples, uma caixa em MDF (Madeira fina mesmo), mas no caso uma caixa de papelão é bem útil e resolve o problema, para simplificar veja abaixo o vídeo:


Monte seu SoftBox que em breve colocarei no blog um artigo sobre como usá-lo de um modo correto, e usar sua criatividade para usar ele incorretamente também. Nos próximos posts coloco a foto de como ficou o meu pra vocês verem e também algumas fotos pra comparação ok?

Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos clicando lá em cima, ou comente clicando abaixo ou também deixando sua nota.

Até a próxima!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Brincando com a Luz - Parte 01


Depois de dar uma ideia geral a todos sobre como se comportar melhor na hora de tirar fotos, no geral, agora para se aprofundar mais um pouco em cada tema vou postar sobre eles em separado, e começaremos falando sobre iluminação.
Basicamente a Luz pode ser de dois tipos, Natural (Sol) ou Artificial (Flash, Softbox, Lâmpadas etc.); Cabe a você fotógrafo saber como lidar com cada uma e quando usar uma para compensar a outra, isso claro vai variar de fotografia para fotografia, sendo ela, retrato, still de produtos, natureza, macro enfim tudo depende do que você quer e também da hora que você quer.
Para ser mais direto, não adianta apenas que você leia e diga que entendeu, é preciso experimentar todas as ocasiões para se ter o domínio da câmera, não vamos falar sobre funções básicas da câmera aqui, afinal, tudo o que você pode e quer saber sobre ela está no manual, o que quero é passar uma forma mais simples de entender aquilo que muita gente acha complicado.
A Luz Natural nada mais é do que a fonte de luz do universo, o Sol, mas sua intensidade pode variar de dia pra dia, por isso não se de satisfeito em "testar sua câmera" apenas um dia, em um único clima, esteja atento as suas mudanças para que possa aproveitar a oportunidade. Em dias ensolarados e de céu limpo a luz do sol criará uma luz dura no assunto ou pessoa a ser fotografada, marcando por ex em uma pessoa nariz, olhos e bochechas com uma sombra ou uma luz excessiva, que fará em alguns casos que o contorno do rosto da pessoa se perca, veja o ex abaixo:
Foto Tirada ao lado de uma janela em dia
de sol forte, sem uso do flash

Repare bem como a textura da pele do bebê a sua direita foi perdida devido ao excesso de luz apenas de uma lado, compare com o outro lado do rosto e veja que a luz que entrava pela janela marcou quase que como uma linha entre claro e "cinza".
Para driblarmos esse tipo de situação, não é necessário ser profissional nem tem uma super camera, (ate porque até elas nesse caso falhariam). Procure evitar esse tipo de situação atentando-se a intensidade da luz rebatida na pessoa ou assunto, a menos que já tenha um bom domínio ou queira fazer algum outro tipo de efeito é recomendável manter de costas para a luz, com seu assunto de frente virado para ela, isso claro ficando de olho também no ângulo em que ela vem, pois também afetará as sombras de um modo diferente.






Não perca o próximo post onde falaremos sobre Luz Difusa, e também como "fazê-la".
Siga-me no Twitter ou Facebook
Gostou? Compartilhe com os amigos clicando lá em cima, ou comente clicando abaixo ou também deixando sua nota.

Até a próxima!



Melhore suas fotos - Parte 01



Ótimo o modelo está pronto, tudo está como você deseja, câmera, iluminação, fundo, ou no caso de festas, todos reunidos, um vai um pouco pra outro um tanto pra cá, é hora do clique...Mas espere...Será que não jeito de melhorar aquilo que você considera perfeito? Que tal considerar as dicas abaixo e nos próximos posts para aperfeiçoar suas fotos? Lembre-se a repetição traz a perfeição, treine, clique, compartilhe com todos como você enxerga cada momento, isso também é fotografia.

1. FOCO NO SEU ASSUNTO: Toda foto tem uma intenção, um assunto, com todas as suas não será diferente, procure mostrar aquilo o que quer mostrar sem se preocupar com o fundo, isso é claro excluindo fotos de paisagens. Procure preencher a foto ao máximo com o assunto fotografado, para obter melhores resultados, ao fotografar uma pessoa de frente a uma estátua, paisagem ou monumento, deixe à pessoa no máximo a dois metros de distância da câmera assim a pessoa não ficara longe e seu plano de fundo também.

2. PROCURE O MELHOR ÂNGULO: Não tire fotos de um só ângulo, procure variar para que você possa ter uma variedade maior da mesma foto, abaixe-se suba em cadeira se preciso, apenas não se esqueça que a câmera a menos que esteja num tripé é totalmente portátil.

3. ILUMINAÇÃO X ÂNGULO: Somada a procura de um novo ângulo está agregada a dificuldade com a iluminação, dependendo do ponto que se clica a foto, rostos de pessoas podem ficar claro ou escuro demais, a maioria das câmeras digitais mais comuns, se confundem em sua leitura de iluminação se a foto é batida em frente a uma janela por exemplo, se isso é feito de dia devido a luz que vem de fora, a foto poderá sair sub exposta ou clara somente na área da janela, já para fotos noturnas na mesma situação, a câmera poderá emitir um flash muito forte, devido a falta de luz no lado de fora, o que pode causar um “estouro” do flash em regiões indesejadas (no caso de pessoas, principalmente testa e bochechas). Esteja atento a iluminação pois esse é um fator fundamental para uma boa foto.

4. ELIMINE A POLUIÇÃO: Esteja atento a objetos e pessoas indesejadas na sua foto, fios, lugares bagunçados, postes, e uma serie de “inconveniências” devem ser evitados, procure eliminar isso da sua foto.

5. AJUSTE O ASSUNTO OU AJUSTE-SE A ELE: Para uma boa foto, procure definir bem aquilo que quer dela, a posição do assunto e a sua posição com relação a ele, mexa-se a câmera é perfeitamente portátil, procure aquilo que lhe agrade, nunca fotografe somente por querem que você fotografe, é importante sentir a imagem, enxergá-la a sua forma, não importa o que irão dizer, o que importa é a foto estar boa primeiramente para você.

Como pode ter percebido para seguir uma dica, naturalmente você terá de seguir a outra também, por isso fotografe o quanto puder, procure ao menos bater uma por dia para manter uma sequencia de treinamento, mas procure fazer disso uma diversão. Nos próximos posts: Tire melhores fotos: Parte dois